⇐ Voltar a listagem de Setores
A Coordenação de Curso é a instância acadêmica com funções pedagógicas e atividades de gestão referentes a cada curso e tem a atribuição de executar suas diretrizes curriculares, ouvido seus respectivos colegiados.
Art. 77. O coordenador de curso é o gestor e o executor das atividades inerentes à Coordenação de Curso e tem as seguintes atribuições:
I - atribuições acadêmicas:
a) supervisionar todas as atividades pedagógicas exercidas em seu curso, em todos os câmpus e/ou unidades universitárias, contando com auxílio do coordenador local e coordenador de cada câmpus e/ou unidade universitária;
b) liderar e articular o processo de construção e revisão contínua do Projeto Pedagógico de Curso - PPC e sua implementação em todos os câmpus e unidades universitárias da Universidade, buscando a unificação e a simplificação curricular;
c) supervisionar o depósito dos trabalhos de conclusão na biblioteca, conforme normas internas da UEG;
d) participar da definição e da execução da política de acompanhamento de egressos do curso;
e) promover o planejamento das atividades didático-pedagógicas do curso em cada período letivo;
f) acompanhar a execução dos componentes curriculares, em observância ao Projeto Pedagógico de Curso - PPC e ao planejamento realizado pelo Colegiado de Curso e seus registros no Sistema Acadêmico;
g) fomentar práticas pedagógicas que incorporem recursos tecnológicos com potencial de ampliar a aprendizagem dos discentes;
h) fomentar a implementação de programas de avaliação de aprendizagem;
i) acompanhar o desempenho acadêmico dos docentes e dos discentes do curso;
j) acompanhar as atividades de estágio curricular obrigatório e não obrigatório;
k) organizar e acompanhar as orientações de Trabalho de Curso;
l) incentivar os integrantes do curso a participar de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão;
m) deliberar, atendendo a legislação vigente, sobre a regularidade dos registros acadêmicos dos discentes do curso;
n) pronunciar-se sobre aproveitamento de estudos e auxiliar na elaboração da tabela de equivalência de discentes transferidos e em ingresso como portadores de diplomas;
o) coordenar a unificação e a padronização dos currículos de graduação existentes;
II - atribuições administrativas:
a) integrar o Colegiado de Coordenadores de Cursos do instituto acadêmico ao qual está vinculado;
b) presidir o Colegiado de Curso e integrar o Núcleo Docente Estruturante - NDE;
c) supervisionar a infraestrutura física e tecnológica necessária para o funcionamento do curso;
d) supervisionar a atualização sistemática da bibliografia indicada no Projeto Pedagógico de Curso - PPC e nos planos de curso;
e) propor à diretoria do instituto acadêmico a aquisição de acervo bibliográfico e equipamentos para atender as diretrizes curriculares do curso;
f) supervisionar a frequência dos discentes do curso e propor com o colegiado e o NDE, medidas para diminuir a evasão;
g) indicar as admissões, os afastamentos e as rescisões de contratos temporários de docentes e justificar sua necessidade perante o diretor do instituto;
h) participar dos processos de seleção de docentes substitutos ou temporários para o seu curso;
i) contribuir com a direção do instituto na elaboração do planejamento orçamentário das atividades do curso a serem desenvolvidas em cada período letivo;
j) participar ativamente das avaliações, internas e externas, do curso;
k) utilizar os resultados de avaliações internas e externas para o aprimoramento do curso e a construção de sua qualidade;
l) supervisionar, direta ou indiretamente, as monitorias e as bolsas de discentes do curso que coordena;
m) organizar nos câmpus e unidades universitárias a recepção dos discentes em ingresso em seu curso e coibir os trotes violentos;
n) praticar os demais atos de sua competência previstos neste Estatuto ou delegados por órgãos superiores;
III - atribuições institucionais:
a) estimular o desenvolvimento de políticas de estágio não curricular aos discentes para sua inserção no mercado de trabalho;
b) interagir com os conselhos profissionais relativos ao curso;
c) acompanhar com a Pró-Reitoria de Graduação - PrG e a direção do instituto acadêmico, o processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso.