O mundo passa por uma crise sem precedentes. Em meio a uma situação que não é exclusiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), precisamos buscar saídas e sermos criativos. A UEG tem se esforçado diuturnamente para enfrentar o atual desafio, buscando soluções para toda a comunidade universitária. Exemplos disso foram a criação do Comitê de Prevenção à Covid-19 no âmbito da UEG e do Plano Emergencial de Ensino e Aprendizagem para atividades não presenciais. Atendendo a determinações e recomendações do Governo de Goiás e de autoridades sanitárias para minimizar os impactos do novo coronavírus, estamos trabalhando remotamente, tanto administrativamente quanto academicamente. Nosso esforço é para que ninguém seja prejudicado. Abaixo, temos respostas para alguns dos questionamentos que podem surgir no atual período. Por fim, é importante que todos tenham compreensão sobre o momento atual e se empenhem para que, juntos, possamos superar as barreiras.
Professor Valter Campos, Reitor Interino da UEG
Dúvidas sobre Aulas / Graduação
No caso das aulas, a UEG suspendeu os encontros presenciais e demais atividades relacionadas (como seminários, encontros, colações de grau, etc) até 30 de abril de 2020. A posição atende a recomendações da Secretaria de Estado de Saúde e Conselho Estadual de Educação.
Envie um email para calouro@ueg.br com seus dados básicos: Nome completo, RG/CPF, Curso, Turno e Unidade Universitária.
Não. Todas as viagens foram canceladas.
Não, pois todas as atividades que envolvem concentração de pessoas estão suspensas no estado de Goiás.
O professor da disciplina deverá contatar você e orientar onde e como acessar os conteúdos e a metodologia de participação nas aulas. Se isso não ocorrer, ou em caso de dúvida, caso você seja calouro, encaminhar email para calouro@ueg.br. Caso seja veterano, pode buscar o contato de sua Unidade Universitária no site da UEG (www.ueg.br) no espaço Câmpus/Unidades.
Sim, no entanto, todas as orientações deverão constar no novo Plano de Ensino da Disciplina apresentado pelo professor, conforme prevê o Plano Emergencial de Ensino e Aprendizagem da UEG.
Vocês não devem se encontrar fisicamente, porém, as atividades poderão ser realizadas em grupo utilizando recursos tecnológicos.
As disciplinas serão oferecidas de maneira remota, como dos outros cursos, mas receberão aulas especiais sobre o Coronavírus para serem multiplicadores das informações corretas em suas redes sociais, para orientar seus familiares, pessoas de seu relacionamento e comunidade em geral.
Sim, pois a UEG quer proteger seus alunos de quaisquer riscos à saúde. As orientações de TC e TCC acontecerão remotamente, por meio de recursos tecnológicos.
Sim. Todos os eventos, públicos ou particulares, por força das orientações das autoridades de saúde e decreto governamental.
Não. No entanto, a UEG avaliará os casos urgentes e deliberará sobre cada situação específica.
As aulas presenciais só retornarão após a autorização das autoridades estaduais da Saúde.
Sim. Todos os eventos, públicos ou particulares, por força das orientações das autoridades de saúde e decreto governamental, estão suspensos pelo prazo de 30 dias. Após esse período, a suspensão será reavaliada.
No momento não há necessidade de reposição de aulas, visto que as aulas acontecerão por meio do uso das tecnologias digitais. Entretanto, assim que forem autorizadas as aulas presenciais nos câmpus/UnUs, a situação de cada curso e disciplina será analisada e, caso necessário, será proposta alteração do calendário acadêmico.
Os prazos de devolução de livros será prorrogado. Você deve usar a Biblioteca Virtual, pois a circulação de pessoas nas unidades está proibida. Se houver alguma situação emergencial e devidamente justificada para a busca por empréstimo de um livro na Biblioteca, a solicitação será avaliada pelo coordenador do câmpus/UnU e poderá ser atendida por meio de agendamento, caso não haja nova restrição imposta pelo estado ou município.
No momento não há necessidade de reposição de aulas, visto que as aulas acontecerão por meio do uso das tecnologias digitais. Entretanto, assim que forem autorizadas as aulas presenciais nos câmpus/UnUs, a situação de cada curso e disciplina será analisada e, caso necessário, será proposta alteração do calendário acadêmico.
Os prazos de devolução de livros será prorrogado e você pode renovar virtualmente (https://www.gnuteca.ueg.br/). Você deve usar a Biblioteca Virtual, pois a circulação de pessoas nas unidades está proibida. Se houver alguma situação emergencial e devidamente justificada para a busca por empréstimo de um livro na Biblioteca, a solicitação será avaliada pelo coordenador do câmpus/UnU e poderá ser atendida por meio de agendamento, caso não haja nova restrição imposta pelo estado ou município.
Em princípio não. Caso haja necessidade, a Universidade vai tomar decisão atendendo a legislação específica existente ou outra orientação legal que vier a ser publicada.
Neste momento as aulas estão suspensas, posteriormente, caso necessário será avaliado se o período será substituído por férias. No momento estamos trabalhando para diminuir os transtornos e levar as aulas ao máximo de alunos possível através das tecnologias disponíveis. A orientação é que se utilize recursos digitais para não prejudicar o ano letivo.
As aulas em EAD (não confundir com as atividades não presenciais previstas pelo Plano Emergencial de Ensino e Aprendizagem), ministradas pelo Cear, continuam normalmente, suspensos nesse período apenas os encontros presenciais. As disciplinas do Cear iniciaram em 17/03 e as do núcleo comum e de modalidade em 30/03.
Os cursos EaD continuarão suas atividades online, normalmente, porém os encontros presenciais estão suspensos.
Entre no link http://www.cear.ueg.br/. Caso o aluno tenha alguma demanda pode enviar e-mail para os coordenadores setoriais ou para sec.cear@ueg.br
Sim, a UEG produziu, por meio do CriaLab, um material de apoio que pode ser usado tanto por professores quanto por alunos. Ele pode ser acessado no link www.cria.ueg.br
A UEG trabalha para que nenhum aluno ou professor seja prejudicado no processo. As excepcionalidades serão todas analisadas e buscaremos soluções para elas. Em caso de dificuldades, recomendamos que procure a coordenação da Unidade Universitária à qual o seu curso é vinculado e passe a informação. A relação dos contatos de todas as nossas unidades encontra-se em nosso site (www.ueg.br) no espaço destinado a Câmpus/Unidades.
Dúvidas sobre Pós-Graduação
Recentemente, a Capes informou a suspensão das defesas presenciais. Porém, não houve deliberação em favor da prorrogação dos prazos de defesas de teses ou dissertações. A orientação da Universidade, e da própria Capes, é que as defesas ocorram por videoconferência, como forma de atendimento aos prazos da Capes. Os estudantes e orientadores podem utilizar aplicativos como Skype, Google Hangouts ou mesmo Google Meet ou Rede RNP, que inclusive possibilitam a participação de ouvintes por meio do link de acesso à sala virtual.
Até que se receba comunicação oficial da Capes, informando a possibilidade de alteração de prazos, ficam mantidos os períodos máximos de 24 meses para a defesa de mestrado e 48 meses para a defesa de doutorado. No momento, a melhor alternativa para o cumprimento dos prazos e, consequentemente, das normas da Capes, é a realização das defesas via webconferências. Há diferentes aplicativos disponíveis que podem ser utilizados, inclusive com a participação de ouvintes online.
Conforme previsão estabelecida na Portaria UEG n. 560/2020, as atividades podem ser realizadas por meio de mídias digitais. A Pós-Graduação possibilita a aplicação de diferentes metodologias de ensino e de avaliação. Os docentes podem utilizar recursos online. Podem trabalhar com vídeo aulas, podem utilizar, por exemplo, o Moodle para atividades com os estudantes ou o Google Classroom, que disponibiliza uma série de ferramentas interessantes e intuitivas.
A Portaria UEG n. 560/2020 determina a suspensão dos projetos de pesquisa. Docentes e estudantes frequentemente realizam encontros e reuniões e muitos laboratórios dependem de ambientes pequenos e com pouca ventilação para que experimentos não sejam prejudicados. Outras pesquisas podem depender de viagens, visitas a outras instituições ou a realização de entrevistas presenciais. Pesquisadores podem realizar reuniões com vídeo conferência, organizarem alterações nos cronogramas de pesquisas, com inversão de ações ou atividades. Nos casos de realização de pesquisas em laboratórios ou outros espaços, a orientação recomenda a suspensão do estudo. Em alguns casos, os experimentos não podem ser interrompidos ou há manutenção de animais ou amostras biológicas vivas em laboratórios. Para estes casos, os coordenadores dos projetos deverão autuar processo para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informando sobre impossibilidade de interrupção do estudo, apresentado um protocolo com medidas para a prevenção de infecção pelo COVID-19.
Os docentes, servidores ou estudantes que estavam no exterior deverão informar seu retorno por meio de telefone, email ou outra forma de comunicação eletrônica, ao coordenador de curso, ao diretor de instituto onde está vinculado e à chefia imediata, respectivamente.
Há previsão de realização de processo seletivo para composição de novas turmas de mestrado em alguns dos Programas de Pós-Graduação da UEG. O processo está previsto para ocorrer na metade do ano. A PrP está atenta às medidas de prevenção do COVID-19 e poderá adotar ações de modificação de cronograma e procedimentos para preservar a segurança para as pessoas envolvidas. Para informações sempre atualizadas, consultar o espaço destinado à PrP no site da UEG (www.ueg.br).
Dúvidas sobre Bolsas
Recentemente, a Capes informou a suspensão das defesas presenciais. Porém, não houve deliberação em favor da prorrogação dos prazos de defesas de teses ou dissertações. A orientação da Universidade, e da própria Capes, é que as defesas ocorram por videoconferência, como forma de atendimento aos prazos da Capes. Os estudantes e orientadores podem utilizar aplicativos como Skype, Google Hangouts ou mesmo Google Meet ou Rede RNP, que inclusive possibilitam a participação de ouvintes por meio do link de acesso à sala virtual.
Até que se receba comunicação oficial da Capes, informando a possibilidade de alteração de prazos, ficam mantidos os períodos máximos de 24 meses para a defesa de mestrado e 48 meses para a defesa de doutorado. No momento, a melhor alternativa para o cumprimento dos prazos e, consequentemente, das normas da Capes, é a realização das defesas via webconferências. Há diferentes aplicativos disponíveis que podem ser utilizados, inclusive com a participação de ouvintes online.
Dúvidas sobre Docentes
Sim, você pode usar ferramentas de tecnologia para dar andamento ao trabalho. Orientações (inclusive ferramentas e mecanismos) constam um plano de ações educacionais mediadas por tecnologias digitais..
Sim, a UEG produziu, por meio do CriaLab, um material de apoio que pode ser usado tanto por professores quanto por alunos. Ele pode ser acessado no www.cria.ueg.br
Não. A orientação é para o desenvolvimento de atividades remotas.
Dúvidas Administrativas
Conforme orientações de decreto governamental, a UEG adotou o regime de teletrabalho como o preferencial para suas atividades até 19 de abril de 2020. O documento determina que sejam adotados, quando o exercício da função pelos funcionários permitir, “trabalho remoto, sistemas de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, consumidores e usuários”.
O modelo de relatório é definido por cada gestor imediato.
A assinatura do ponto deve ser feita como se estivesse na instituição, ou seja, nos mesmos horários de sua jornada de trabalho.
Os prazos não estão suspensos e quem está responsável pelos processos pode utilizar os sistemas de audiência online, Google Meet e RNT para as oitivas. É importante ressaltar ainda que é necessário transcrever as perguntas e respostas das oitivas e colher a assinatura no termo de depoimento por meio de Usuário Externo criado no SEI. Para solicitar a criação de um usuário externo basta enviar email para atendimentosei@ueg.br .
Informações Gerais
Não. A entrada e circulação de pessoas (público interno e externo) estão proibidas nos prédios da Administração Central e demais unidades e câmpus da UEG. As exceções só ocorrerão mediante autorização prévia que deverá ser antecedida de justificava arrazoada. As atividades da Universidade continuam ocorrendo remotamente, conforme determinações de decreto governamental.
Trata-se de uma excepcionalidade quanto à proibição da entrada e circulação de pessoas o caso do restaurante. A atividade é de responsabilidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e seguirá a agenda programada pela entidade responsável.