Estão abertas as inscrições para o curso de examinador de trânsito do programa Educando e Valorizando a Vida (EVV). De acordo com o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran – GO), o curso é exclusivo para professores da Universidade Estadual de Goiás e será realizado no período de 12 de setembro a 25 de outubro de 2009. Além de ser professor da UEG com vínculo empregatício, o interessado em participar do curso deve ser habilitado há pelo menos dois anos (categoria ‘AB’ ou ‘B’).
Para ter a pré-inscrição aprovada e participar da capacitação, o interessado não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, possuir conhecimentos em informática básica e não possuir vínculo profissional ou familiar com proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s). A pré-inscrição pode ser realizada através do site www.detran.go.gov.br até o dia 31 de agosto. O resultado da pré-inscrição será divulgado dia 4 de setembro no site do Detran. Para realizar o credenciamento como examinador, é necessário mudar a categoria da CNH para ‘AD’, ‘D’ ou ‘E’,
O curso, que será realizado nos finais de semana – aos sábados, das 12 às 21h20; e aos domingos e feriados, das 8 às 17h40 - pretende reduzir o déficit de examinadores provocado pelo crescimento da demanda. Atualmente, o Educando e Valorizando a Vida, parceria da UEG com o Detran, conta com aproximadamente 300 examinadores. Os novos examinadores serão distribuídos por regionais em todo o Estado. Ao todo, serão ministradas 140 horas/aula sobre legislação de trânsito, noções de mecânica básica e manutenção de veículos, direção defensiva, proteção ao meio-ambiente e cidadania, primeiros socorros, entre outros.
Desde 2006, o EVV é responsável pela avaliação teórica e prática dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo que já foram aplicadas mais de 1,9 milhões de avaliações teóricas e práticas. Com o objetivo promover a conscientização das pessoas visando um trânsito mais seguro, o EVV também promove campanhas educativas nas ruas e em escolas.
(Rafael Cardoso)