Por Leandro Neves
Se eu perguntasse a qualquer um dos 180 milhões de brasileiros quem inventou o avião a resposta seria um sonoro “Alberto Santos Dumont”. Mas esta resposta não é consenso. Se a mesma pergunta fosse feita nos EUA, a resposta seria “os irmãos Wrigth”. Por isto, faço outra pergunta: Quem inventou o rádio"
A maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899. Mais ou menos na mesma época o austríaco, naturalizado norteamericano, Nikola Telsa (1856-1943) também realizava seus estudos. Telsa fez a patente de seus estudos e, em 1943, a Suprema Corte Norteamericana considerou-o inventor do rádio.
Mas, assim como na história da aviação, havia um brasileiro envolvido nesta história: o padre Roberto Landell de Moura (1861-1928). Por volta de 1900, ao mesmo tempo em que Marconi e Telsa desenvolviam seus estudos, no outro hemisfério, Landell desenvolvia o sistema para transmissão da voz humana sem a utilização de fios. Ou seja: o rádio. Tal feito, só foi reproduzido por Marconi em 1914.
Nos manuscritos de Landell ainda encontramos a “telephotorama”, o protótipo da televisão e também o do controle remoto. Mas a vida de Landell não foi fácil. Ele foi taxado de herege, impostor, feiticeiro, louco, bruxo e teve seu laboratório destruído por vândalos. Não contou com apoio governamental para o desenvolvimento de seus estudos.
Nosso país se especializou em commodities, mas commodities não possuem valor agregado. É importante ampliarmos os subsídios para o desenvolvimento das inovações tecnológicas e científicas em nosso país. Precisamos conscientizar a população da importância deste desenvolvimento para que ela não considere desperdício este tipo de investimento. Vamos além disto: é necessário prepararmos toda a população para a inovação. Caso contrário, o gap tecnológico em relação às nações desenvolvidas só irá ampliar, diminuindo nossa competitividade e aumentando nossa dependência pelos produtos japoneses, americanos e chineses.
Grande valor tem a retórica: a história por vezes se repete.
E para você" Quem inventou o rádio"
(Leandro Neves é Coordenador-Geral de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás. Seu e-mail é lneves@ueg.br)
Mais informações:
pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi
pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla
pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura
Eles não citam Landell:
en.wikipedia.org/wiki/Radio