As professoras Nayara Ferreira Carvalho e Géssica Alves dos Santos, dos cursos de Medicina e Enfermagen da Unidade Universitária de Itumbiara da Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentaram dois trabalhos no IV Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (IV Cirebraensp). O evento aconteceu entre 8 e 10 de abril na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
As pesquisas apresentadas destacaram a relevância da inserção do tema "segurança do paciente" na formação médica, desde os primeiros períodos da graduação.
A profa. Nayara ressaltou que a segurança do paciente deve ser um eixo transversal nos diferentes cenários de práticas em saúde, envolvendo todos os profissionais da equipe multiprofissional, com ênfase especial na formação da equipe médica. "A realidade dos serviços de saúde ainda evidencia desafios significativos relacionados à ocorrência de eventos adversos, descumprimento de protocolos e práticas inseguras que comprometem a qualidade do cuidado e colocam em risco a vida dos pacientes. Por isso, é fundamental que os futuros médicos sejam sensibilizados e capacitados, ao longo de toda a sua formação, para adotar condutas seguras e baseadas em evidências", disse.
Géssica destacou o papel estratégico da enfermagem. "O enfermeiro, por sua atuação estratégica na gestão do cuidado e sua proximidade com os processos assistenciais, tem um papel essencial na promoção da cultura de segurança, podendo contribuir significativamente com a formação médica neste tema tão relevante", afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)