“Sem coragem você não vale nada!”, esta é a mensagem que está escrita em uma nota de 10 reais, a grande protagonista do filme multiplot “Uma rosa e um cartão, por favor!”, da produtora goiana Aitäh Films, que estreia na próxima quinta-feira, 17, às 20h, no Cine Cultura, em Goiânia, com entrada gratuita. A trama, que se passa em 2017, conta seis histórias de coragem unidas por esta cédula de dinheiro.
O projeto, dirigido por Aline Willik, com a participação da egressa do curso de Audiovisual e servidora da UEG Kely Carvalho, foi rodado de forma totalmente independente e levou 10 anos para ser concluído. O longa conta com grande elenco goiano, incluindo nomes como Ivan Lima, Alex Amaral, Nix, Kleber Alves, Rodrigo Cunha, Adriana Brito, Jhey Matos entre outros.
Para a diretora e roteirista Aline Willik, ver a obra prestes a estrear na telona é a realização de um grande sonho. “Fizemos este longa na cara e na coragem, o que demonstra no mínimo muita falta de juízo, afinal de contas, rodamos ele sem orçamento algum, apenas com a junção de forças de muitas pessoas que acreditaram no projeto. Acho que a história do filme faz isso com quem entra em contato com a trama. A gente ainda quer acreditar que é possível realizar sonhos”, diz.
A finalização do filme, que conta com a trilha sonora de Caito e músicas de grandes artistas, como Francisco El Hombre, Carne Doce, Cambriana, Caito e Fernando Anitelli, ocorreu por conta da aprovação do projeto na Lei Paulo Gustavo, gerida pela Secretaria de Cutlura de Goiás (Secult-GO). Diversos profissionais participaram do processo de montagem, cor, redublagem, desenho de som e mixagem. O trabalho levou um ano para ficar pronto.
Ações de divulgação do longa em Goiânia
Serão distribuídas 4 mil cópias da cartilha de bolso “Sua vida importa muito!” nos terminais de ônibus de Goiânia. O livreto traz orientações práticas para mulheres de como reconhecer, denunciar e se libertar de situações de violência em relacionamentos abusivos. A cartilha foi inspirada em uma das protagonistas do filme, Raquel, e o objetivo é que o pequeno livro possa ajudar outras histórias a terem um final feliz.
Haverá também um flash tatoo dentro do projeto “Semicolon”, iniciativa baseada no trabalho de uma ONG norte-americana que doa tatuagens de ponto e vírgula para sobreviventes de tentativas de suicídio, como uma maneira de dizer que, em momentos difíceis da vida, ao invés de um ponto final, é possível colocar ponto e vírgula e fazer uma pequena pausa para cuidar da saúde mental. As tatuagens serão realizadas na segunda e terça-feira, 14 e 15 de abril, no estúdio Selva Tatoo, na Avenida T-63, e serão totalmente gratuitas. A inscrição para o projeto será feita pelo do e-mail aitahfilmes@gmail.com.
Campanha “Seu ex-herói”
Os organizadores também vão arrecadar brinquedos em bom estado de conservação, mas que não estão mais sendo utilizados, para doar a crianças carentes. Os contatos, para quem quiser doar algum brinquedo, podem ser feitos no direct da produtora @aitahfilms. Todos os brinquedos arrecadados serão encaminhados a instituições de atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade.
Serviço - Estreia do longa-metragem “Uma rosa e um cartão, por favor!”
Data: 17/04
Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Cívica (Goiânia)
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação etária: 12 anos
Divulgação da estreia:
Flash tatoo projeto “Semicolon”: 14 e 15 de abril, no Selva Tatoo – Avenida T-63 – Goiânia
Atividade gratuita – incrição no e-mail aitahfilmes@gmail.com
(Comunicação Setorial, com informações do Laboratório de Imagem e Som – UnU Laranjeiras)