A Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas – Nelson de Abreu Júnior da Universidade Estadual de Goiás (UnUCSEH|UEG), em Anápolis, recebeu, na noite da última quarta-feira, 9, uma sessão solene itinerante em homenagem à Universidade. O evento fez alusão aos 26 anos de fundação da UEG, que serão comemorados no dia 16 de abril. A sessão foi proposta e conduzida pelo deputado estadual Antônio Gomide, presidente da Comissão Parlamentar em Defesa da UEG na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Participaram da cerimônia o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; o presidente da Associação dos Docentes da Universidade (Adueg), prof. Marcelo Moreira; o vereador de Anápolis Rimet Jules; coordenadores de câmpus e unidades universitárias da UEG; além de outros membros da comunidade acadêmica.
Durante a cerimônia, 57 estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos foram homenageados pelo seu papel de destaque na Instituição. Os contemplados receberam certificados do Mérito Legislativo, entregues pelo deputado Gomide e pelo reitor Antonio Cruvinel. A solenidade contou com a participação musical da tradicional banda anapolina Lira de Prata.
Em seu discurso, Gomide destacou a importância da Universidade ao longo de seus 26 anos de existência, ressaltando sua presença em todas as regiões do estado, com 39 câmpus e unidades. “A UEG formou milhares de professores para as redes estadual, municipais e para a rede privada de ensino, seja através da formação continuada ou dos programas de licenciatura plena e parcelada”, afirmou. “O legado da UEG são milhares de médicos, advogados, engenheiros, agrônomos, veterinários, pedagogos, dentistas, jornalistas e tantos outros profissionais que conquistaram seu diploma porque, em algum momento, passaram pelas mãos de um professor da UEG ou foram formados dentro da própria Universidade”, acrescentou o deputado, reforçando a necessidade de continuar fortalecendo a Instituição.
História e abrangência
A Universidade Estadual de Goiás teve sua origem em 1999, com a transformação da antiga Uniana e a incorporação de outras 14 instituições de ensino superior do estado. Durante a cerimônia, o reitor Antonio Cruvinel destacou que, embora comemore oficialmente 26 anos, a história da UEG remonta a 63 anos de atuação no ensino superior goiano.
Cruvinel apresentou dados atuais da comunidade acadêmica para reforçar o caráter transformador da Instituição: são 1.174 docentes efetivos, 656 servidores técnico-administrativos, 13.123 estudantes de graduação e 956 alunos matriculados em programas de mestrado e doutorado. “Esta universidade talvez seja um dos grandes tesouros para a transformação do povo goiano. E digo sem medo de errar, porque ela tem como característica primaz ser a universidade que acolhe, recepciona e ajuda na transformação dos trabalhadores e filhos de trabalhadores goianos”, ressaltou. “É uma universidade também feminina – 63% da comunidade é composta por mulheres – e é a universidade do filho do trabalhador, porque a maioria dos nossos acadêmicos (78%) são de famílias que ganham até três salários-mínimos”, completou.
Ao parabenizar os homenageados, o reitor concluiu com um chamado à valorização da Instituição: “Continuemos apaixonados pela nossa universidade, porque defendendo o que amamos, o que acreditamos, conseguiremos fazer com que a UEG continue caminhando. Superaremos as dificuldades caminhando lado a lado, acreditando no poder transformador do ensino superior”.
Justiça social
Representando os servidores técnico-administrativos homenageados, a professora de Letras da UnUCSEH|UEG Barbra do Rosário Silva reforçou o papel essencial das pessoas que constroem a UEG na luta contra as injustiças e pela transformação social. “Se estamos aqui hoje é porque reconhecemos o talento de pessoas que incansavelmente se dedicam em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas para que a sociedade goiana – e, por que não, brasileira – receba de volta profissionais bem formados, preparados para as dificuldades do universo do trabalho, mas sobretudo capazes de lidar com a complexidade do ser humano em diferentes contextos de atuação”, frisou.
Em nome dos estudantes reconhecidos na noite, Gabriel Santos Matos, aluno de Letras da Unidade, proferiu um discurso inspirado em sua área de formação. "Eu amo esta universidade porque, assim como a literatura, ela me ensinou que o saber é infinito e que, no final de cada capítulo, há sempre um começo”, destacando que “enquanto houver estudantes que entrem na UEG de olhos brilhando e saiam transformados”, a Instituição continuará sendo uma “obra escrita por muitos, lida por todos” e amada por aqueles que, assim como ele, reconhecem na educação o verdadeiro motor da história.
Já a coordenadora da UnUCSEH|UEG, Késia Rodrigues dos Santos, ao falar pelos docentes homenageados, relembrou sua trajetória na Universidade, destacando que sua vivência reflete a luta diária de muitos. “Estamos tentando fortalecer cada vez mais essa universidade para que ela continue sendo e seja sempre referência no estado de Goiás. Mas não estamos só. Aqui temos uma equipe técnica-administrativa maravilhosa, que, apesar dos desafios, constrói junto conosco a UEG que queremos. E os estudantes são como flores que aqui florescem, multiplicam e, com o tempo, vão ser sementes em outros lugares, espalhando assim o nome da UEG por Goiás, pelo Brasil e por esse mundo afora”, frisou.
(Comunicação Setorial|UEG)