Na próxima segunda-feira, 7 de abril, a partir das 15h, começa a temporada 2025 do programa Saberes UEG. Produzido em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG), como parte integrante do Programa de Formação Continuada para professores da Universidade, o Saberes também faz parte do Programa Nacional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Neste ano, o programa está de cara nova, com novo cenário e novas vinhetas. O episódio de abertura abordará o tema “Educação e formação docente: desafios, políticas e práticas”. O entrevistado é o professor Renato Barros de Almeida, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEG.
O Saberes UEG vai ao ar pelo canal da UEG TV no Youtube.
Sobre o convidado
Renato Barros de Almeida é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa de Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA); possui mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo - CNPq. Atualmente, é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), na Escola de Formação de Professores e Humanidades, como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e docente do curso de Pedagogia. Também é professor efetivo da UEG na Unidade Universitária de Inhumas - Câmpus Metropolitano, ministrando aulas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Renato também vice-presidente Centro-Oeste da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação (Anfope), e coordenador do GT8 - Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) região Centro-Oeste. Representante do estado de Goiás no Movimento Nacional em Defesa do Curso de Pedagogia, compõe a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, principalmente nas temáticas de formação de professores e currículo.
(Comunicação Setorial|UEG)