O Sistema Integrado de Bibliotecas Regionais da Universidade Estadual de Goiás (Sibre|UEG) anunciou a inclusão da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEG no Repositório Institucional da ProQuest Dissertations & Theses Global, plataforma administrada pela empresa Clarivate. O repositório conta com um acervo de mais de 2,7 milhões de teses e dissertações em formato PDF, disponíveis para download, oferecendo texto completo para a maioria dos trabalhos adicionados desde 1997, além de uma ampla cobertura retrospectiva para pesquisas acadêmicas mais antigas.
Anualmente, a base de dados incorpora mais de 200 mil novas dissertações e teses, com a participação de instituições de mais de 150 países. Embora ProQuest seja uma plataforma paga, a UEG tem acesso ao acervo por meio da Citation Index na plataforma Web of Science, base de dados referencial acessível pelo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É importante destacar que o acesso da UEG se limita aos metadados das teses e dissertações, tanto da própria Universidade quanto de outras instituições participantes.
Acordo de uso
A inclusão da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEG na ProQuest não gerou custos financeiros para a Universidade, uma vez que o acordo com a Clarivate|ProQuest é gratuito e não exclusivo. Isso permite que a UEG mantenha sua parceria com a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), garantindo o acesso aberto às suas produções.
Além disso, a indexação da ProQuest na Citation Index da Web of Science possibilita a verificação de métricas, como citações e referências, aumentando a visibilidade das produções científicas dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEG.
Os autores das teses e dissertações também têm a oportunidade de receber royalties com base nas vendas do texto completo e no uso de seus trabalhos em repositórios institucionais específicos da ProQuest. Para isso, é necessário que os autores criem uma conta e mantenham seus dados atualizados na plataforma. Mais informações podem ser obtidas no site da ProQuest ou pelo perfil @proquest no Instagram.
(Comunicação Setorial|UEG)