O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira, 21, a Portaria MEC nº 213, datada de 20 de março de 2025, que autoriza o início da oferta do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG). Essa é uma notícia aguardada com expectativa pela comunidade acadêmica, pois representa o passo final para o início das atividades dessa formação na UEG. Com isso, a Universidade passará a ter o seu quarto curso de doutorado.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEG, prof. Dr. Claudio Stacheira, explicou que, com a publicação da portaria, o curso está apto a entrar em funcionamento, conforme calendário do Programa e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP|UEG). A comissão de seleção do PPG-Ielt já trabalha na organização do edital para o processo seletivo da primeira turma, com expectativa de ingresso no segundo semestre deste ano.
Stacheira afirma que recebeu a notícia com entusiasmo, destacando que a portaria simboliza a maturidade do Programa e sua relevância para o estado de Goiás, além de ser fruto da política própria de fomento à pesquisa, pós-graduação e inovação criada pela UEG. O pró-reitor ressaltou o trabalho realizado pelo PPG-Ielt desde 2011, quando o mestrado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “É importante ressaltar a qualidade do trabalho do colegiado do Ielt por construir e aprovar a proposta do doutorado. É o símbolo maior da qualidade desse colegiado. O momento é de celebração e reconhecimento do que o colegiado do PPG-Ielt faz”, enfatizou.
O pró-reitor ressaltou ainda que o Programa, além de sua importância na formação de professores para o estado de Goiás e seu caráter interdisciplinar em educação, linguagens e tecnologias, está alinhado às diretrizes da Capes, que busca promover a interiorização e o impacto social dos programas de pós-graduação do país.
Reação da comunidade acadêmica
A oferta do doutorado pelo PPG-Ielt havia sido aprovada em setembro do ano passado pela Capes e aguardava o ato conclusivo do MEC. A coordenadora do Programa, professora Viviane Silvestre, também expressou sua alegria com a publicação da portaria pelo Ministério. “A comunidade do PPG-Ielt - docentes, discentes, egressos e servidores - aguardava ansiosamente por essa autorização. Fico feliz em ter a oportunidade de estar à frente da gestão do Programa nesse momento ímpar de implementação do curso de doutorado”, sublinhou.
Ela destacou que a oferta do curso permitirá que os egressos do mestrado oferecido pelo Programa tenham a oportunidade de dar continuidade aos estudos na UEG. “No tocante à demanda pelo curso de doutorado do PPG-Ielt, dados recentes coletados pela comissão de autoavaliação do Programa apontam que muitos dos egressos (cerca de 20%) ingressaram em cursos de doutorado em outras instituições, muitas vezes pela falta de opção de continuidade de formação no PPG-Ielt; outros, ainda, não deram prosseguimento a seus estudos por não terem condições de se deslocar para outras instituições – o que aponta uma demanda reprimida por formação em nível de doutorado”, ressaltou.
Além disso, a professora reforçou que a própria Instituição poderá se beneficiar com a formação continuada de seus docentes em nível de doutorado, elevando a qualidade da formação oferecida pela UEG. “Dados da mesma sondagem feita pela comissão de autoavaliação evidenciam a importância e o impacto da formação e atuação dos egressos na educação básica e no ensino superior, em consonância com a missão da UEG e do PPG-Ielt”, afirmou, mencionando que “um número expressivo de egressos afirma ter sido aprovado em concurso público para o magistério após a conclusão do curso de mestrado". Segundo ela, há vários relatos de egressos que foram "beneficiados financeiramente, com melhorias no plano de carreira, após a obtenção do título de mestre, o que ressalta a importância econômico-social do PPG-Ielt no estado de Goiás e na região Centro-Oeste”.
Sobre o PPG-Ielt
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás tem como objetivo propiciar espaços democráticos e inclusivos de formação acadêmica de docentes e pesquisadores para atuar em diferentes contextos sociais e educacionais, principalmente no estado de Goiás e região Centro-Oeste, articulando interdisciplinarmente os campos científicos da Educação e dos Estudos da Linguagem, transversalizados por suas tecnologias e pelas práticas sociais. O Programa oferta o curso de mestrado desde 2012, estando com sua 14ª turma em andamento.
O PPG-Ielt adota uma visão holística dos sujeitos alcançados por sua formação e se apresenta como instância de promoção humana e produção de conhecimento, alinhadas às demandas sociais, especialmente no âmbito interdisciplinar da Educação e da Linguagem, como espaço de formação para a transformação da vida em sociedade.
(Comunicação Setorial|UEG)