A Universidade Estadual de Goiás (UEG) preparou uma programação especial em comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. As atividades incluem oficinas criativas e palestras que abordarão temas como saúde mental, trabalho e interseccionalidades, além de mecanismos de prevenção e enfrentamento ao assédio e à violência, promovendo reflexões sobre os desafios e conquistas das mulheres na sociedade contemporânea. Haverá ainda um espaço dedicado à apresentação de pesquisas desenvolvidas por mulheres da UEG, valorizando suas produções científicas e acadêmicas - exposição que ocorre no dia 11 de março, no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas (CET|UEG), em Anápolis.
As oficinas criativas serão realizadas em dois dias: 25 de fevereiro, às 18h, na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, e no 27 de fevereiro, às 9h30, no auditório da Reitoria, em Anápolis. As atividades serão conduzidas pela psicóloga Jéssica Araujo, da Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do Servidor da UEG, e são voltadas às mulheres da comunidade acadêmica, incluindo servidoras técnico-administrativas, docentes e alunas. O tema abordado será a construção individual e coletiva do “Eu mulher”, a partir da troca de experiências, com o objetivo de fortalecer a autoestima e construir uma rede de apoio entre as participantes.
No dia 11 de março, a partir das 15h, está programada a palestra “Saúde mental, trabalho e interseccionalidades”, com a docente do CET|UEG Paula Roberta Chagas, no auditório da Reitoria. O evento visa discutir as complexidades da saúde mental das mulheres no contexto do trabalho, considerando as múltiplas dimensões que envolvem gênero, raça, classe social e outras interseccionalidades. Já no dia 12 de março, a psicóloga da UEG Laiz Elias Franciso conduzirá a palestra “Mecanismos de prevenção e enfrentamento ao assédio e à violência”, a partir das 9h, no auditório do CET. O evento será seguido por um café literário colaborativo, proporcionando um momento de interação e diálogo.
Coordenadora do evento, a psicóloga Jéssica Araújo destaca que a importância das ações “é proporcionar visibilidade às contribuições das mulheres na Universidade, fortalecendo-as e promovendo igualdade de gênero, além de criar uma rede de apoio e suporte mútuo”.
A UEG convida a comunidade acadêmica a participar das atividades, que reforçam o compromisso da Instituição com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres em todos os espaços sociais.
Confira a programação completa abaixo:
Sobre as palestrantes
Professora Paula Roberta Chagas
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em Educação Especial pela Uninter; mestrado em História UFPR; e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Portugal). Docente de ensino superior da Universidade Estadual de Goiás (UEG), assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP|UEG) e coordenadora do Centro de Memória de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil-Colônia, ensino de História, preservação de patrimônio material e imaterial, diversidades e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes paroquiais, compadrio, centros de documentação, patrimônio, produção de material didático, memória, didática, gênero e diversidades.
Psicóloga Laiz Elias Francisco
Servidora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), é bacharela e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Psicóloga clínica e da saúde, especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) - Modalidade Residência Multiprofissional, e especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade Santo André.
(Comunicação Setorial|UEG)