O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), prof. Antonio Cruvinel, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cláudio Stacheira, participaram na última quinta-feira, 6, da edição de 2024 do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento aconteceu no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, organizado pela Fundação de Amparo à Pequisa do estado de Goiás (Fapeg).
Entre as autoridades presentes, estavam o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico; a chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Denise Aparecido, representando a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o presidente da Fapeg, Marcos Arriel; o vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Márcio Araújo; e o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia; além de reitores, pró-reitores e outras lideranças de universidades e instituições de ensino superior e de pesquisa.
O evento foi realizado para homenagear 31 pesquisadores por suas contribuições à pesquisa ciência, tecnológica e de inovação, além de jornalistas que se destacaram na difusão do conhecimento científico. A solenidade também marca o início das comemorações dos 20 anos da Fapeg.
Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado também recebeu uma menção honrosa pelo seu compromisso com o avanço da ciência, tecnologia e inovação.
O prof. Antonio Cruvinel ressaltou a importância da atuação da Fapeg na pesquisa. "A Fapeg é uma parceira de primeira hora da UEG. Fazer pesquisa custa caro e as agências de fomento são essenciais para que possamos avançar no desenvolvimento científico que é um dos pilares da nossa instituição", disse.
O governador ressaltou a pesquisa como elemento estratégico da gestão. "Nós temos um potencial regional de desenvolvimento de pesquisa. Nós investimos porque acreditamos nos nossos talentos. O nosso objetivo final é ter Goiás como um ponto de referência na inovação, na ciência, na tecnologia", destacou.
Marcos Arriel destacou o volume de investimentos da Fapeg e os impactos disso na pesquisa em Goiás. "O que vivemos não é apenas uma fase de expansão orçamentária, mas a consolidação de um modelo de gestão que trata a ciência como prioridade e projeta Goiás para o futuro", exclamou.
Foram premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Os terceiros e segundos lugares ganham um certificado e os primeiros lugares levaram, além dos certicados, um troféu.
(Comunicação Setorial|UEG)