A Universidade Estadual de Goiás (UEG) possui uma coleção de 320 exemplares de mamíferos cadastrados no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF). Os sistemas são infraestruturas de dados responsáveis pela organização, indexação, armazenamento e disponibilização de informações sobre a biodiversidade, fornecendo subsídios para pesquisas e gestão governamental relacionada à conservação e desenvolvimento sustentável.
A Coleção de Mamíferos da UEG (CMUEG) abriga exemplares de mamíferos voadores (morcegos) e não voadores de pequeno, médio e grande porte, contemplando 71 espécies, 59 gêneros, 22 famílias e 10 ordens, com destaque para as famílias Cricetidae (roedores) e Didelphidae (marsupiais), que representam importantes registros da biodiversidade do Cerrado.
Instaurada em 2013, a CMUEG tem a curadoria do prof. Wellington Hannibal, docente do curso de Ciências Biológicas no Câmpus Sudoeste da UEG. “O SiBBr e o GBIF são essenciais para a compreensão e a preservação da biodiversidade, fornecendo dados que embasam pesquisas, políticas ambientais e estratégias de conservação em escala nacional e global”, enfatiza o professor.
Em setembro do ano passado, o prof. Hannibal foi convidado a integrar o Comitê de Coleções Mastozoológicas da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (CCM-SBMz), cujo objetivo principal é facilitar o acesso da comunidade científica às coleções de mamíferos situadas em território nacional. Até o momento, a CMUEG é a única coleção mastozoológica de Goiás representada neste comitê.
Confira aqui a Coleção de Mamíferos da UEG registrada no SiBBr.
(Comunicação Setorial|UEG)