Até o dia 5 de fevereiro, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participa da Operação Sul de Minas II do Projeto Rondon, que atende 12 municípios do estado de Minas Gerais. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto é uma ação interministerial que, em articulação com instituições de ensino superior (IES) e o poder público municipal, objetiva promover a cidadania, redução das desigualdades e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade e inclusão.
A UEG atua na cidade de Andradas, realizando uma série de oficinas nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e justiça. Coordenada pelos professores Anderson Braga do Carmo (Câmpus Sudoeste, com sede em Quirinópolis) e Renata Gonçalves Lacerda Oliveira (Câmpus Central, com sede em Anápolis), a equipe da Universidade possui oito estudantes, integrantes dos cursos de Letras (Quirinópolis); Ciências Biológicas (Quirinópolis e Anápolis); Ciências Contábeis (Aparecida de Goiânia); Educação Física (Quirinópolis); Física (Anápolis); e Química Industrial (Anápolis). Durante a ação, a Universidade trabalha em conjunto com estudantes e docentes da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
A Operação Sul de Minas II reúne cerca de 500 participantes, entre professores e universitários, de dez estados e do Distrito Federal. Ao promover um intercâmbio entre as comunidades locais e as equipes universitárias, a iniciativa busca contribuir com a sociedade civil e os governos municipais no desevolvimento e implementação de ações que estimulem a comunidade na tomada de decisões e na transformação social.
As oficinas e demais atividades programadas no município de Andradas têm contribuído para a formação humana e profissional dos graduandos e docentes. Coordenador da ação pela UEG, o prof. Anderson Braga destaca que o Projeto Rondon é a maior ação extensionista do país, e ter uma representação da UEG na Operação Sul de Minas II demonstra o compromisso da Universidade com esse pilar universitário. “Frente à diversidade de sujeitos atendidos e à complexidade dos contextos que são encontrados, enseja-se que as temáticas escolhidas promovam impacto e colaborem efetivamente com a minimização da desigualdade e da exclusão social, bem como com a formação universitária dos estudantes”, diz.
Retomada e impacto social
Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, profa. Sandra Máscimo, participar da Operação significa um resgate importante da representação da Universidade no projeto, após a pandemia. “O Projeto Rondon, sem dúvida, é impactante, não só para a formação acadêmica dos nossos discentes, mas também para as comunidades atendidas. É uma excelente oportunidade para que nossos alunos realizem um intercâmbio em outro estado, aplicando conhecimento adquirido, ampliando relacionamentos com outras IES, aprendendo novas atividades e enriquecendo o currículo, principalmente no que tange a agenda social e de sustentabilidade do país. A PRE acredita no potencial de cada discente em transformar a realidade de outras comunidades. Estamos entusiasmados e orgulhosos dos nossos rondonistas”, afirmou, ao parabenizar os integrantes da equipe.
Imersa nas atividades, interagindo diretamente com moradores da cidade, a estudante do curso de Letras de Quirinópolis Dalila Caldeira Ribeiro destaca que participar da iniciativa tem sido uma experiência única e transformadora: "É emocionante poder levar conhecimento, aprender com as comunidades e sentir na prática o impacto do trabalho em equipe. Cada ação realizada, cada conversa e cada troca de experiência mostram o quanto podemos contribuir para um mundo melhor. Além de ajudar a transformar realidades, o Rondon transforma a gente como pessoa. É um aprendizado constante, que vai muito além da sala de aula. A gratidão e o carinho que recebemos das pessoas nos motivam a continuar acreditando na força da educação e da solidariedade".
Além do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon conta com o apoio e a participação dos ministérios da Educação; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Saúde; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; da Integração e do Desenvolvimento Regional; da Agricultura e Pecuária; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; além da Secretaria-Geral da Presidência da República.
(Comunicação Setorial|UEG)