A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás (PRE|UEG) comunica que foi lançado o Edital do Ministério da Defesa que rege o Processo Seletivo de Instituições de Ensino Superior para participação na Operação Amazonas do Projeto Rondon, prevista para julho deste ano.
A seleção dos docentes da UEG interessados em participar da ação será feita pela PRE. Os interessados devem manifestar interesse pelo e-mail pre@ueg.br até o dia 28 de janeiro. O período de inscrição da instituição vai até 16 de fevereiro de 2025.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. Destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes universitários, o projeto emprega soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, visando fortalecer a soberania nacional. A proposta é levar a juventude universitária para conhecer a realidade brasileira e participar do processo de desenvolvimento nacional.
Após a seleção dos docentes, será necessário apresentar uma Proposta de Trabalho. Essa proposta deve incluir ações com caráter de extensão e efeito multiplicador que contribuam para o desenvolvimento sustentável, promovam o bem-estar social e melhorem a qualidade de vida nas comunidades menos assistidas, além de fortalecer a cidadania entre os estudantes, aplicando as habilidades universitárias.
A Proposta de Trabalho deve abranger uma das seguintes áreas de atuação, conforme o conjunto de ações escolhido:
As atividades que devem ser cumpridas pela instituição selecionada seguirão o cronograma do edital:
(Comunicação Setorial|UEG)