A primeira oficina para os aprovados na chamada pública da Rádio UEG Educativa aconteceu nesta quarta-feira, 22, às 14h, no Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab|UEG), em Goiânia. A oficina marca o início do processo de planejamento, produção e execução dos programas propostos para compor a grade de programação da rádio em 2025.
A atividade foi dirigida pela assessora de projetos sonoros Mikaela Pasa, que trabalhou aspectos da criação de podcasts. Esse modelo de transmissão popularizou-se durante a pandemia e reinventou os programas de rádio dentro do contexto de múltiplas plataformas e diversidade de recepção online. Dos projetos aceitos na chamada pública da Rádio UEG Educativa, dez foram de podcasts.
A professora Solange Xavier teve o projeto de podcast "Fungicast" contemplado na chamada, e participou da primeira oficina. Para ela, a atividade foi esclarecedora. "Eu acho que foi simples e clara, mostrou o passo a passo. Inclusive também abriu muitos horizontes para ideias que a gente pode vincular, para enriquecer o projeto", disse.
Ela contou ainda que a experiência de produzir um podcast sobre fungos é uma oportunidade de expandir o conhecimento e divulgar informação para o público. "Desde o início da minha vida profissional, sempre me preocupei com essa questão de popularizar o conhecimento científico sobre fungos, porque a gente percebe que eles são muito negligenciados na educação básica, então as pessoas são muito temerosas, veem muito mais o lado negativo dos fungos. A gente tem esse objetivo de mostrar que eles fazem parte da nossa vida, eles melhoram muito a nossa vida", afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)