Professores, servidores e bolsistas participaram na última quarta-feira, 15, do Seminário de Integração do Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (CriaLab|UEG), no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador de Goiás (Hub Goiás), em Goiânia. O evento tratou de temas relevantes para o ambiente de trabalho e promoveu a oportunidade de interação entre equipes que, durante ano, trabalham em locais e áreas separadas.
Na abertura, o coordenador do CriaLab|UEG, professor Marcelo Costa, destacou o laboratório como um espaço de aprendizado, produção e experimentação, enfatizando as parcerias e os projetos planejados para 2025. Agradeceu a colaboração dos professores José Eduardo Ribeiro e Ana Paula Ladeira, além de toda a equipe presente, e deu boas-vindas ao professor Frederico Dourado, que se juntou ao grupo vindo de Inhumas e foi o palestrante da primeira atividade do evento.
Em sua palestra, o professor Frederico abordou as transformações no mercado de trabalho, com ênfase nas mudanças provocadas pelas novas tecnologias nas dinâmicas laborais, nas reuniões e nas interações presenciais. Destacou suas expectativas em relação ao CriaLab|UEG: "A ideia de integrar o CriaLab me tira da zona de conforto, pois preciso entender mais sobre o que a Universidade faz ali e, a partir disso, contribuir principalmente nas áreas de gestão de pessoas, relações interpessoais e gestão de trabalho", disse.
A segunda palestra foi conduzida pela ouvidora e professora da UEG, Edna Duarte, que apresentou as funções e atividades da Ouvidoria, ilustrando com exemplos práticos da vida acadêmica e das dinâmicas internas da Universidade. Ela parabenizou os participantes e ressaltou a importância de começar o ano com planejamento: "Eventos como este são essenciais para a reflexão sobre o que já realizamos, o que alcançamos, onde estamos e onde queremos chegar. O planejamento é fundamental, pois nos ajuda a traçar a rota para 2025, estabelecendo metas e discutindo desafios, utopias e expectativas do serviço público", afirmou.
A terceira palestra, sobre Comunicação Não Violenta, foi ministrada pela servidora da UEG e facilitadora de processos andragógicos, Maria Nogueira. Durante sua exposição, os participantes refletiram sobre maneiras de resolver conflitos no ambiente de trabalho, a importância de expressar necessidades de forma clara e o impacto das palavras na convivência cotidiana. "A Comunicação Não Violenta é uma ferramenta que permite a construção de um espaço seguro para expressar vulnerabilidades, onde podemos nos manifestar de forma autêntica, sem prejudicar o outro. Ela também aprimora a escuta ativa", explicou.
Para encerrar o seminário, o professor Rezende Bruno de Avelar abordou o tema Projeto de Vida, ressaltando a busca pela felicidade como uma meta essencial tanto nas relações de trabalho quanto pessoais. "O projeto de vida, ao iniciar o ano, é a chance de organizar nossa trajetória em busca da felicidade. Não se trata de produzir mais, mas de fazer escolhas que nos tragam satisfação e equilíbrio, para seguir um caminho que nos permita ser protagonistas de nossa história e fazer escolhas concretas para um ano leve e saudável", salientou.
Para 2025, o CriaLab|UEG prevê diversas parcerias. Na esfera pública, a continuidade dos projetos com a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult|GO) e a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc|GO) ganha o acréscimo de um projeto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Por meio da Rádio UEG Educativa e da UEG TV, o laboratório reúne programas de diversos parceiros: a comunidade interna, representada por professores, servidores e alunos, e a comunidade externa, representada tanto pela sociedade quanto por instituições como o Instituto Moreira Salles (IMS) e os órgãos de comunicação do Senado e da Câmara dos Deputados.
(Comunicação Setorial|UEG)