Rafael de Almeida, cineasta, artista visual e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi um dos 10 artistas selecionados para a 16ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes.
A exposição coletiva será inaugurada no dia 18 de janeiro na Zipper Galeria, em São Paulo, e apresentará obras de artistas de diferentes regiões do Brasil, destacando a diversidade de propostas e linguagens. A mostra permanecerá aberta ao público até 15 de março.
Além de Rafael de Almeida (GO), integram o Salão os artistas Emika Takaki (SP), Fava da Silva (RJ), Ian Salamente (RJ), Iuri Dias (SP/MS), Jesus José (GO), João Guilherme Parisi (SP), Luana Lins (SP), Mauro Yamaguti (SP) e Telma Gadelha (BA/RJ). Cada um deles explora, por meio de suas obras, questões urgentes e relevantes, utilizando técnicas que vão da pintura ao uso de tecnologias contemporâneas.
A seleção dos artistas foi realizada por um júri composto por Alef Bazilio, produtor cultural e curador independente conhecido por sua atuação em projetos que priorizam representatividade e diversidade na arte contemporânea; Paulo Gallina, professor universitário, pesquisador e curador independente com foco na arte brasileira e processos de formação artística; e Renato De Cara, curador independente com trajetória consolidada no circuito nacional e atual diretor do Paço das Artes, em São Paulo.
Desde 2009, o Salão promovido pelo Mapa das Artes é um importante espaço para o reconhecimento e circulação de artistas que ainda não possuem representação formal em galerias de São Paulo. Ele atua como uma plataforma de entrada no circuito das artes, abrindo o calendário anual da cena cultural da cidade.
O professor destacou a importância de estar na mostra. "É uma honra fazer parte de uma exposição tão significativa no circuito artístico brasileiro. Participar do Salão é uma oportunidade não só de compartilhar minha pesquisa e produção, mas também de dialogar com artistas incríveis que estão criando trabalhos instigantes em diversas linguagens", afirmou.
O reitor da UEG, Antônio Cruvinel, destacou a importância da representatividade de um professor da instituição em um evento de projeção nacional. "A conquista do professor Rafae reafirma o papel da UEG como um espaço de excelência e incentivo à produção artística. Ele leva a UEG para o centro das discussões contemporâneas sobre arte e cultura, fortalecendo a nossa presença no cenário nacional", disse.
Sobre o professor
Rafael de Almeida é cineasta, artista visual e professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ele atua como docente no curso de Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado, além de coordenar o Entre-imagens – Laboratório Experimental de Cinema e Arte. Sua pesquisa artística investiga a interseção entre cinema, fotografia e instalação, com especial interesse na manipulação de arquivos visuais. Recentemente, tem explorado “falsos arquivos” criados com inteligência artificial e transformados por processos analógicos, como a cianotipia.
Serviço - 16º Salão dos Artistas Sem Galeria
Local: Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1494, Jardim América, São Paulo/SP
Data: 18 de janeiro a 15 de março de 2025
Horário: Terça a sexta, das 10h às 19h | Sábados, das 11h às 17h
Entrada gratuita
Mais informações: www.mapadasartes.com.br
(Comunicação Setorial|UEG)