A Universidade Estadual de Goiás (UEG) participará, no próximo dia 22 de janeiro, da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente dos Municípios da Bacia do Rio Piracanjuba. O evento, que ocorrerá no auditório do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), reunirá representantes de 12 municípios da região, incluindo membros da sociedade civil, acadêmicos, pesquisadores de diversas universidades, povos originários, comunidades tradicionais, setor privado e integrantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal.
Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, a Conferência tem como principal objetivo debater os desafios locais, como poluição, desmatamento e escassez de água, ressaltando a relevância do Rio Piracanjuba para o abastecimento hídrico da região. Serão abordados também temas como educação e conscientização socioambiental, promovendo a mobilização em torno de propostas concretas para enfrentar os problemas da Bacia. Durante o encontro, haverá ainda a eleição de delegado para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada entre 7 de fevereiro e 15 de março, em Goiânia.
O evento oferece participação presencial, em Caldas Novas, ou virtual, por meio de salas de reunião on-line. As inscrições para a Conferência podem ser feitas pelo link.
Sobre a Conferência
O encontro é promovido pela Associação SOS Rio Piracanjuba, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad), Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) e Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Como parceiro vinculado à UEG está o Projeto “Paranaíba Vivo: Aquarius Paranaíba”, coordenado pelo Idesa, em convênio com instituições de pesquisa privadas e públicas, como a UEG Câmpus Sul, sediada em Morrinhos.
A Universidade será representada na Conferência pelo coordenador regional do Câmpus Sul, prof. Dr. Júlio Cesar Meira, e pela professora do curso de Geografia da Unidade Janãine Pimentel. A docente é responsável pela área socioambiental do Projeto, que tem como objetivo realizar o biomonitoramento em parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, incluindo o acompanhamento da ictiofauna, ictioplâncton e sistemas de pescas, entre outros estudos socioambientais. Ela destaca que o diferencial do evento está em seu foco no Rio Piracanjuba. "A Conferência busca conectar pessoas, ideias, conhecimentos, saberes e experiências para identificar problemas socioambientais e, ao mesmo tempo, propor soluções viáveis em nível local, com implicações globais", afirma.
A profa. resssalta ainda que o Projeto "Paranaíba Vivo" é um desdobramento do "Piracanjuba Livre", outra iniciativa de preservação desenvolvida na localidade. "Por isso, nós, do projeto, estamos tão empenhados e levaremos nossos conhecimentos já sistematizados sobre a Bacia do Rio Piracanjuba. Ao mesmo tempo, buscaremos conhecer outras experiências, abordagens, pontos de vista e ações realizadas ou que estão sendo idealizadas para a Bacia", enfatiza.
Confira os eixos temáticos da Conferência:
Eixo 1 - Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa
Eixo 2 - Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos
Eixo 3 - Justiça climática: superação das desigualdades
Eixo 4 - Transformação ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social
Eixo 5 - Governança e educação Ambiental: participação e controle social
Municípios participantes:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Buriti Alegre, Caldas Novas, Corumbaíba, Cristianópolis, Marzagão, Morrinhos, Piracanjuba, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás e São Miguel do Passa Quatro.
Serviço: 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente dos Municípios da Bacia do Rio Piracanjuba
Tema: "Emergência climática: o desafio da transformação ecológica"
Data: 22 de janeiro de 2025
Horário: 8h às 17h
Local: Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan)
Link para inscrição: aqui
(Comunicação Setorial|UEG)