Nesta quinta-feira, 19, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou da solenidade de formatura do Curso de Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública (Caesp/2024), realizada no auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A formação, realizada no segundo semestre deste ano, teve carga horária de 420 horas e contou com a participação de professores da UEG, que conferem o reconhecimento acadêmico à especialização.
A cerimônia foi marcada pela presença de diversas autoridades que compuseram a mesa, entre elas o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; a chefe de Gabinete da Polícia Técnico-Científica, Mariana Flávia da Mota; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Goiás, Murilo Polati; o subsecretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Gustavo Carlos Ferreira; o comandante operacional da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Gustavo Toledo; o diretor-geral adjunto da Polícia Penal do Estado de Goiás, Firmino José Alves; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Pablo Lamaro Frazão; o chefe do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar de Goiás, Durvalino Câmara dos Santos Júnior; e o deputado estadual coronel Adailton.
O reitor da UEG, prof. Antônio Cruvinel, destacou a relevância da formação continuada no campo da segurança pública. “Formar pessoas é interferir diretamente na sociedade. Este curso tem o desafio de preparar profissionais que desempenham uma função extremamente nobre, capazes de tornar o estado de Goiás um lugar melhor. A UEG se sente honrada em contribuir para este momento”, afirmou.
O deputado estadual coronel Adailton também discursou, ressaltando a responsabilidade dos formandos: “O título que vocês recebem hoje traz consigo a responsabilidade que assumem com a segurança do nosso estado. Parabéns a todos por concluírem o curso de altos estudos em segurança pública.”
Com 55 concluintes, o curso reuniu profissionais das diversas forças de segurança pública, incluindo policiais militares, bombeiros, policiais civis, peritos criminais, guardas civis e policiais penais. Segundo o tenente-coronel Geraldo Pascoal Neto, orador da turma, o formato do curso promoveu a integração entre as diferentes instituições. “O segredo da segurança pública é a integração”, afirmou.
O Dr. Murilo Polati, delegado-geral adjunto da Polícia Civil, agradeceu à UEG e ao corpo docente pela parceria no curso. “A gratidão é o sentimento que deve nos impulsionar cotidianamente”, pontuou.
(Comunicação Setorial|UEG)