A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou na noite de quarta-feira, 18, a solenidade de colação de grau de sua primeira turma de Medicina, em cerimônia no auditório da Unidade Universitária de Itumbiara (UnU Itumbiara). O evento marcou a conclusão da jornada acadêmica de dez estudantes, celebrando um marco para a Instituição e para o estado de Goiás.
A cerimônia reuniu autoridades locais e estaduais, familiares, docentes e professores homenageados. Estiveram presentes o secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado; o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel; a diretora do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas da UEG, profa. Michelle Ferreira; a coordenadora da Unidade Universitária de Itumbiara, profa. Yara Oliveira e Silva; além do prefeito de Itumbiara, Dione Araujo, entre outros convidados.
O secretário Adriano Rocha Lima destacou a relevância do momento para a saúde pública e a educação no estado, enfatizando o compromisso do Governo de Goiás com a reestruturação do curso de Medicina da UEG. Ele relembrou os desafios enfrentados em 2019, no início da gestão do governador Ronaldo Caiado, quando, ressaltou, a Universidade sofria com práticas anteriores de uso político da Instituição, resultando na abertura de cursos sem infraestrutura adequada, professores ou condições pedagógicas suficientes. Diante desse cenário, especialmente no curso de Medicina, que carecia de laboratórios, convênios com hospitais e docentes especializados, foi necessário um esforço conjunto.
O secretário destacou que, com o apoio de instituições de ensino, da Prefeitura de Itumbiara, empresários locais e gestores da própria UEG, foi possível reerguer o curso, celebrando a transformação alcançada: "É um curso de Medicina que hoje nos orgulha e que podemos dizer, em voz alta, que médicos efetivamente médicos estão sendo formados aqui. Isso tem um simbolismo para mim, porque participei dessa transformação. O governador Ronaldo Caiado, muito além da preocupação em transformar esse curso - e ele, por ser médico, tem o conhecimento da importância da boa formação do médico -, se preocupa cotidianamente em garantir que todos os cursos de medicina oferecidos no estado de Goiás tenham um padrão de qualidade”, afirmou, frisando a importância de laboratórios adequados, professores especializados e hospitais associados para garantir a formação prática dos futuros médicos.
Lançado em 2017, o curso de Medicina da UEG foi criado com o objetivo de atender à demanda por profissionais de saúde no estado. A primeira turma iniciou suas atividades em 2019, mas o curso teve seu vestibular temporariamente suspenso em 2020, por decisão do Conselho Universitário (CsU|UEG), que teve como objetivo promover melhorias e atender aos padrões de ensino esperados. A retomada do vestibular, em 2024, marcou o resultado de uma reestruturação iniciada na gestão do reitor Antonio Cruvinel, em 2021. As ações incluíram a contratação de novos docentes e técnicos; a reforma e ampliação de laboratórios; a aquisição de equipamentos especializados; além do fortalecimento de parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes hospitalares.
A coordenadora da Unidade Universitária de Itumbiara, profa. Yara Oliveira e Silva, destacou a trajetória desafiadora e resiliente dos formandos, reforçando também o papel das parcerias. "Temos que destacar que o curso de Medicina se consolidou por meio do apoio das lideranças políticas –prefeitos, vereadores, deputados e o governador do estado de Goiás. Lembramos do papel fundamental e apoio por parte das secretarias de saúde dos municípios conveniados e todos os locais que abriram as portas para receber nossos alunos. Vamos ressaltar o trabalho da administração da Universidade: reitor, pró-reitores, diretores de Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas, coordenadores de unidade, coordenadores do curso e servidores técnico-administrativos que passaram pela trajetória do curso durante estes anos."
Ao proferir o discurso em nome dos formandos, o estudante Jonathan Ballico de Moraes destacou a honra e a responsabilidade de representar a primeira turma de Medicina da UEG. Ele lembrou que a jornada começou com 27 alunos, mas apenas 10 conseguiram perseverar até a formatura. "Hoje, com orgulho, podemos dizer que nosso esforço foi recompensado. Somos o segundo melhor curso de Medicina de instituição pública no estado de Goiás, segundo o ranking da Folha. Essa vitória não é só nossa, é de cada pessoa que acreditou e trabalhou para que chegássemos até aqui”, ressaltou.
O clima de celebração e orgulho marcou a cerimônia. Acompanhando o formando Erik Ricardo Araújo, estava uma comitiva de seis pessoas, que incluíam sua avó Maria Gonçalves, vinda de Jussara (GO), e a mãe, Rosilene Araújo, de Goiânia. Emocionada pela conquista, a avó contou que não esperava um dia "encontrar esse tempo da formatura", enquanto a mãe destacou os desafios enfrentados pelo estudante, que teve de se adaptar a uma nova cidade e às mudanças constantes de residência em busca da conclusão de seu sonho. "Ele sempre gostou de estudar. E é uma emoção muito grande formar um filho, principalmente em Medicina", disse Rosilene.
Os futuros profissionais também demonstraram gratidão, destacando o papel da família, dos amigos e dos professores em suas jornadas. Bárbara Telles Piau afirmou: “A gente se dedica muito. São seis anos longe de casa e da família. Seis anos de abdicações e muitos estudos, mas também é como se a gente estivesse com uma bagagem concluída. Acho que estavamos com o coração cheio, pelos professores, pelos amigos... Já com um pouquinho de saudade, mas ao mesmo tempo muito grata. É um mix de sentimentos: agora sou médica, vou para o mundo, mas com o coração cheio saudade", afirmou a acadêmica, que saiu de Patos de Minas (MG) para conquistar a formação médica em Itumbiara. Na solenidade, ela estava acompanhada por 15 pessoas vindas de sua cidade natal. Entre elas, sua mãe, Greice Telles, que destacou a importância do feito para a família. "Vê-la realizar esse sonho de uma forma tão boa, com tanto sucesso aqui pela UEG, é uma grande conquista para todos nós", disse.
Presenças
Compuseram a mesa diretiva o secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado; o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; a coordenadora da UnU Itumbiara, Yara Oliveira e Silva; a diretora do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas, profa. Michelle Ferreira; o coordenador do curso de Medicina, prof. Victor Fernandes Freitas; a paraninfa da turma, profa. Gianne Pascoal Rocha; o patrono, prof. Rafael Lopes Rocha; e o homenageado da turma, prof. José Antônio Ferreira. Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Itumbiara, Dione Araujo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade, Mauro César Borges; e o vereador José Orestes Guimarães.
Encerrando a solenidade com um tom festivo, a formatura terminou com a entrega dos diplomas e momentos de celebração entre formandos, familares e demais convidados. Receberam a outorga de grau os concluintes:
(Comunicação Setorial|UEG)