Nesta sexta-feira, 13/12, às 18h30, no Cine Brasília, a professora Ceiça Ferreira, do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras da UEG, lança juntamente com a roteirista e produtora Lidiana Reis, o e-book “Águas correntes - mulheres no audiovisual do Centro-Oeste”.
O lançamento será durante a programação do 12º Festival Curta Brasília e contará com a presença das organizadoras e várias autoras da publicação, que reúne 25 textos, entre artigos acadêmicos e ensaios de pesquisadoras e realizadoras, e ainda entrevistas com diretoras e produtoras dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
Publicada pela Editora da UEG e desenvolvida com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), a coletânea é um desdobramento do Prêmio Cora, que visa promover a produção audiovisual feminina do Centro-Oeste brasileiro, destacando o trabalho de roteiristas e diretoras de toda a região. A iniciativa é coordenada e idealizada por Lidiana Reis, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, que em 2025 completa 18 anos de existência e confirma o pioneirismo desta instituição na formação de mulheres em cinema e audiovisual no estado de Goiás.
Sobre o livro
Considerando a potência das águas como metáfora da atuação feminina, o livro “Águas correntes” aborda as desigualdades de gênero e raça na história do cinema e reflete sobre fazer cinema e audiovisual no centro do Brasil, apontando desafios como a escassez de investimentos e a instabilidade de políticas culturais de fomento, mas também destacando a pluralidade da produção audiovisual feita na região.
Os textos acadêmicos e ensaios apresentam um panorama, que contempla as pioneiras, as que continuaram a trilhar esse caminho e as que estão fabulando outros mundos com o audiovisual no Centro-Oeste, suas trajetórias e processos criativos. Deste modo, o livro materializa um esforço coletivo de cineastas, professoras, pesquisadoras e diversas profissionais da área, que têm reivindicado o reconhecimento do patrimônio audiovisual feminino, têm trabalhado pela construção de uma indústria cinematográfica mais justa e seguido o exemplo das águas, que fazem do impossível uma questão de tempo.
O e-book está disponível para download no site da editora da UEG.
Ficha técnica:
Organizadoras e autoras: Ceiça Ferreira e Lidiana Reis
Historiadora: Juliana Ribeiro Marra
Pesquisadoras: Cindy Faria e Geovana Alves
Colaboradoras: Barbara Santana, Gabriela Marinho e Nivia Neves
Revisão Ortográfica: Ana Luiza Krüger Dias
Capa: Gabriel Godinho
Projeto Gráfico e Diagramação: Lucas Peixoto
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do curso de Cinema e Audiovisual|UEG)