No dia 28 de novembro, o Câmpus Norte da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Uruaçu, realizou a culminância do projeto “Diversidade na Universidade: incluir é o caminho”, idealizado para abordar temas relacionados à diversidade e inclusão na unidade da UEG.
O evento contou com a exposição e entrega simbólica dos recursos pedagógicos confeccionados pelos acadêmicos do projeto. Esses recursos foram doados à Escola Municipal João de Jesus Antunes, do município de Uruaçu, e serão destinados à sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e às salas de aula. Parte dos materiais também foi entregue ao Laboratório de Pedagogia, Infância e Mídias (Lapim). Produzidos pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, História e Direito, os materiais contribuirão para o desenvolvimento de habilidades de crianças com necessidades educacionais específicas.
Na noite de encerramento, a palestrante, profa. Daniella Helena Cardoso, abordou o tema "Uso de recursos pedagógicos adaptados e seus benefícios facilitadores da aprendizagem". Também estiveram presentes a equipe multiprofissional de Uruaçu; a secretária Municipal de Educação, profa. Edivania Aparecida Graciano; a gestora Naide Gonçalves, professora da escola beneficiada; e a representante do Lapim, profa. Claudia Bertoso, do Laboratório de Pedagogia.
O projeto, que teve duração de um ano, incluiu diversas atividades, como palestras com médicos e especialistas, oficinas de Libras e a confecção dos recursos pedagógicos - um período rico e significativo que trouxe reflexões importantes sobre inclusão e diferentes tipos de deficiência.
A organização ficou a cargo das professoras Alice, Ábia, Ana Paula, Érica, Kallitta Castro e Elba, além da coordenadora do câmpus, profa. Jordana de Castro. O evento marcou o encerramento de um projeto que promoveu o diálogo e a conscientização sobre a diversidade, reafirmando o compromisso da UEG com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
(Comunicação Setorial|UEG)