O pró-reitor de Graduação e reitor em exercício da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Raoni Ribeiro, participou na última terça-feira, 3, da abertura do III Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF), no Cine Ritz.
O festival, que vai até o dia 8 de dezembro, é dirigido pela professora Geórgia Cynara, o discente Cássio Domingos e a egressa Vanessa Goveia, do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. Com uma agenda que reúne mais de 40 produções regionais, nacionais e internacionais, além de debates e oficinas, as mostras ocorrerão no Cine Ritz, destacando a diversidade de narrativas e estéticas cinematográficas.
Por meio do curso de Cinema e Audiovisual, apoiador do festival, e do projeto de extensão de Apoio à Realização do III GIFF, além da participação de vários discentes e egressos como produtores e monitores, a UEG está presente do início ao fim da realização do evento.
Confira a programação completa do festival em giff.art.br ou no perfil do Instagram @festivalinterdegoiania.
Desde sua primeira edição, o festival reforça seu compromisso com o intercâmbio cultural, promovendo mostras competitivas como “Origens”, voltada a filmes que celebram a história e a identidade brasileira, e “Ruptura”, dedicada a obras inovadoras que desafiam o cinema comercial. Também haverá sessões não competitivas dedicadas ao público infantil e às produções acessíveis, como a Mostra Giffinho e a Mostra Acessibilidade.
Neste ano, o festival organiza uma sessão especial para o lançamento de curtas inéditos de jovens cineastas goianos, além de oficinas nas áreas de edição, fotografia e curadoria de cinema. A noite de premiação será no Centro Cultural UFG, a partir das 19h de domingo, 8, com show da artista goiana Guilhotina.
Para a diretora artística do festival, Geórgia Cynara, “nada é mais interessante num festival de cinema internacional e em consolidação que o nosso contato, em uma mesma tela de cinema de rua, com produções que se arriscam nos mais variados gêneros e narrativas. E nada mais empolgante que, nesse tempo-espaço tão rico, poder trocar ideias em oficinas com artistas e profissionais que acreditam na potência multiplicadora desses encontros”, destaca.
Sobre o Festival Internacional de Cinema de Goiânia
Produzido pela CSD Filmes, com co-produção da Concha Filmes, e patrocinado com recursos do Programa Goyazes 2024, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, possui apoio da UEG, Universidade Federal de Goiás, Cine Lume Ritz Goiânia, Fun House e Mushroom Comunicação. O projeto é patrocinado pelas empresas Hidráulica Brasil e Catral.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações da assessoria de imprensa do III GIFF. Fotos: Leonardy Sales)