No último dia 23 de novembro, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) finalizou as expedições de 2024 do projeto “Condefé tem cagaita e gabiroba no Cerrado”, com a entrega de 500 mudas de cagaitas às famílias dos assentamentos “Presente de Deus” e “Itajá”, localizados na região do Vale do São Patrício, no município de Goianésia (GO).
Além das famílias de assentados rurais, o encontro de encerramento, realizado na Associação Verde Vida, na Fazenda Itajá, contou ainda com a participação de representantes da Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg) e Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Já a equipe UEG foi composta por integrantes das pós-graduações stricto sensu Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer); Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (Caps); e Recursos Naturais do Cerrado (Renac).
Com o objetivo de promover o diálogo em prol de iniciativas transformadoras, o evento realizou importantes discussões, entre as quais destacaram-se os projetos de criação do “Museu do Café”, resgatando a cultura cafeeira local, e a implantação de uma “Escola Família Agrícola”, que visa promover educação e desenvolvimento rural local.
Em uma roda de conversa com todos atores presentes, a equipe do “Condefé” reafirmou os objetivos do projeto, de forma a assegurar o engajamento de mais famílias, desenvolver a economia circular, a conservação ambiental e a sustentabilidade de frutíferas do Cerrado na região.
Coordenadora do projeto, a profa. Dra. Joelma Abadia de Paula explicou que a doação das mudas de cagaita às famílias só foi possível com o apoio do Projeto Geração de Espécies Nativas e Exóticas Solidária à Implantação Sustentável (Genesis), da Base Aérea de Anápolis, que gentilmente cedeu os exemplares produzidos em seu viveiro. As famílias que receberam as mudas foram cadastradas e instruídas sobre como realizar o plantio e o cultivo da cagaita. Segundo a professora, no futuro, pretende-se monitorar o crescimento e o impacto das mudas na região.
Sobre o projeto
O projeto “Condefé tem cagaita e gabiroba no Cerrado” foi proposto por pesquisadores da UEG em chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Fundação Grupo Boticário. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o extrativismo sustentável na região do Vale do São Patrício, gerando renda para as famílias. O projeto teve início em janeiro de 2024, e as expedições promovidas pela UEG continuarão em 2025.
(Comunicação Setorial|UEG)