Um programa de extensão da Univesidade Estadual de Goiás (UEG) tem levado qualidade de vida para os servidores a diversos órgãos públicos do estado de Goiás. Trata-se do programa de ginástica laboral, que leva alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia para as unidades a fim de promover uma vida laboral saudável.
Os órgãos que recebem os programas incluem a Secretaria-Geral do Governo (SGG); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Secretaria de Estado da Administração (Sead); Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa); Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Hub Goiás); Secretaria da Casa Civil; e Secretaria da Economia.
As aulas são realizadas duas vezes na semana, geralmente às terças e quintas-feiras. São cerca de 10 a 15 minutos em que os servidores deixam seu trabalho e se juntam aos colegas para a atividade coletiva.
As atividades realizadas incluem alongamento, condicionamento físico, exercícios de equilíbrio, além de ações focadas na melhoria postural e no alívio das queixas dos servidores. Para promover o relaxamento e a integração entre os participantes, também foram oferecidas atividades recreativas.
Para a coordenadora do projeto, profa. Thaís Aguiar, a atividade é importante tanto para os órgãos, quanto para os alunos. "O projeto tem grande aceitação e constantemente recebe solicitações. Os feedbacks recebidos de todos os órgãos são positivos e, para o próximo ano, esperamos ampliar o atendimento a mais órgãos, além de envolver um maior número de alunos bolsistas", afirmou
O projeto foi reportado na edição de outubro do "AGR em foco", revista que destaca as ações e projetos da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR).
(Comunicação Setorial|UEG)