A equipe do projeto de extensão “Serpentes: conhecer para se proteger e conservar” do Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Quirinópolis, apresentou na última terça-feira, 26, trabalho na Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária (Jiiceu), evento promovido pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), que aconteceu virtualmente a partir da cidade do Porto, Portugal, entre os dias 26 e 28 de novembro.
O projeto tem como objetivo orientar a comunidade sobre a importância das serpentes e os cuidados para evitar acidentes com serpentes peçonhentas. Acidentes provocados por serpentes representam um significativo problema de saúde pública. Aumentar o conhecimento científico da comunidade sobre as serpentes peçonhentas por meio de ciclos formativos pode evitar acidentes e ao mesmo tempo contribuir na sua conservação desses répteis. As ações de extensão foram realizadas por meio de ciclos formativos em seis escolas públicas de Quirinópolis, incluindo quatro escolas rurais. Uma exposição foi realizada em espaço público, feira coberta, e atingiu mais de 500 moradores da zona urbana e rural.
O projeto utiliza o Instagram @serpente.ueg para divulgar as ações e gerar engajamento de um número maior de pessoas. Além da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária, os resultados do projeto já foram publicados também no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) do Câmpus Sudoeste, realizado em novembro de 2024.
(Comunicação Setorial|UEG)