A Universidade Estadual de Goiás (UEG) se destacou na Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária (Jiiceu 2024), evento promovido pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), que está sendo realizado virtualmente a partir da cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 26 e 28 de novembro. Representando a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PRE|UEG), a professora Dra. Anelizabete Alves Teixeira, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Central, acompanhada por cinco estudantes, apresentou o Programa Institucional de Extensão “Recicla UEG”.
O Programa busca implementar ações de extensão universitária voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável, com a adoção de práticas sustentáveis diversas e estratégias para a gestão de resíduos sólidos. O "Recicla UEG" contempla a criação e execução de projetos, cursos e eventos planejados para serem realizados em curto, médio e longo prazo, com o objetivo de envolver toda a comunidade acadêmica, abrangendo os 39 câmpus da Instituição.
Os estudantes Ana Clara de Brito Silva, Andressa Luiz Rodrigues, David Franco de Godói, Mayara M. Alves do Nascimento, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Luiz Fábio da Costa, do curso de História, foram coautores da apresentação, mostrando o protagonismo discente em projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Coordenadora do Programa, a profa. Anelizabete destacou o impacto da iniciativa, enfatizando seu caráter transformador: “O programa institucional de extensão Recicla UEG, iniciado esse ano, já demonstra seu grande potencial extensionista e de envolvimento entre a PRE, docentes, discentes e comunidade externa”, sublinhou.
Ela explicou que o interesse em participar da Jornada Internacional surgiu após a divulgação da iniciativa pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo. “Quando o evento foi divulgado, me interessei bastante e resolvi convidar alguns alunos do ‘Recicla UEG’ para participar. Enviamos um artigo e fomos selecionados”, contou a professora.
A Jiiceu 2024 disponibiliza todos os vídeos selecionados para apresentação oral na plataforma do Conjugare no YouTube. Durante os dias do evento, participantes de várias partes do mundo podem assistir às apresentações, fazer comentários e perguntas, interagindo em um ambiente de troca global de conhecimentos.
‘Recicla UEG’: estratégias e resultados
Sob coordenação da PRE e do Núcleo de Pesquisas em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (Nupmat|UEG), o “Recicla UEG” reúne 16 projetos e ações, como cursos e eventos, e conta com 15 professores coordenadores. Até o momento, o Programa já atendeu diretamente 116 estudantes de diversos câmpus e unidades universitárias, além de envolver direta e indiretamente mais de 2 mil pessoas. Alinhado às metas da Agenda 2030 e aos Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Programa atua de forma integrada, buscando não apenas reduzir o impacto socioambiental, mas também promover a conscientização e engajamento da comunidade acadêmica e externa.
A proposta é de fácil implementação e aplicação, abrangendo temas como consumo consciente, saúde integral, cultura, ciência e tecnologia. Além disso, incentiva pesquisadores e estudantes a desenvolverem novos estudos sobre sustentabilidade, destacando a extensão universitária como uma ferramenta essencial para a transformação socioambiental.
A metodologia do Programa inclui, entre outras, ações de educação ambiental, com a criação de campanhas de sensibilização, além de um diagnóstico sobre os resíduos gerados nos câmpus e unidades da UEG. Entre as iniciativas, destacam-se:
A apresentação na Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária ressaltou o protagonismo da UEG em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Como enfatizou a profa. Anelizabete Teixeira em sua apresentação na Jornada:
Uma gestão eficiente contribui para a conservação de recursos, fomenta práticas inovadoras e reforça o compromisso com a responsabilidade social. Em um contexto global, a gestão adequada de resíduos é fundamental para construir comunidades mais saudáveis e ecologicamente equilibradas.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do "Recicla UEG")