A Dra. Maria João Santos, docente e pesquisadora Departamento de Biologia e Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Ciimar), ligado à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP/Portugal), está no Brasil para uma visita colaborativa com a profa. Dra. Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, do Câmpus Central de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
A colaboração se iniciou em 2018, quando a profa. Andreia esteve em Portugal para a realização de estágio de pós-doutorado no laboratório liderado pela Dra. Maria João Santos. Mesmo depois do retorno ao Brasil, a pesquisadora da UEG permaneceu como colaboradora externa do Ciimar, desenvolvendo pesquisas em parceria.
Nesta oportunidade a Dra. Maria João Santos veio conhecer a UEG e estreitar os laços de colaboração. Dentro da programação da visita, o reitor Antonio Cruvinel e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Claudio Stacheira, receberam a pesquisadora em seus gabinetes. No dia 28 de novembro a Dra. Maria João ministrará duas palestras, uma para a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, sobre o funcionamento da Universidade do Porto e possibilidades de intercâmbios, e outra para a comunidade acadêmica, intitulada “O papel da ecologia na prevenção e na segurança alimentar”.
A palestra pretende abordar a importância da ecologia na prevenção e segurança alimentar, em particular na ingestão de pescado. Ela abordará a importância de se conhecer os agentes patogênicos em geral e os parasitas, em particular os que circulam na nossa própria cadeia alimentar. Na falta de bons métodos de diagnóstico de agentes patogénicos, o conhecimento ecológicos das relações entre organismos é essencial para a prevenção de problemas de saúde.
Sobre a convidada
Maria João Santos - é professora associada agregada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigadora do Ciimar, onde lidera a equipe de Parasitologia e Patologia Animal. Licenciada, doutorada e agregada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ensina invertebrados, vertebrados e parasitologia. É diretora do curso de Ilustração Científica da UP. Investiga na área de parasitologia de organismos aquáticos, ecologia, patologia e doenças, principalmente com parasitas metazoários (myxozoa, platyhelminthes, nematoda e crustacea), e em particular com parasitas zoonóticos. Pertence ao “Grupo de trabalho de parasitas nos produtos das pescas” da UE, promovido pela EFSA.
(Comunicação Setorial|UEG)