A professora Francilane Eulália de Souza, do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Formosa, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 22, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, da Fundação Carlos Chagas (FCC). A premiação reconhece e valoriza ações realizadas por professores de cursos de licenciatura na formação de novos professores da educação básica.
Francilane desenvolveu uma pesquisa-ação-intervenção no curso de Licenciatura em Geografia, com foco no estágio supervisionado, visando a efetiva vivência do futuro professor na sala de aula.
Para a professora, o prêmio é um importante reconhecimento para aqueles que atuam na formação docente no Brasil. "Eu gostaria de expressar a minha profunda gratidão a todas as pessoas que participaram deste projeto, aos alunos do estágio supervisionado, aos professores de geografia, diretores e alunos das escolas que serviram como campo de estágio, e agradeço, por fim, à Fundação Carlos Chagas e a todas as pessoas que, por meio desta instituição, abriram espaço para destacar as ações relacionadas à formação de professores. Vida longa à Fundação Carlos Chagas", disse.
Além da profa. Francilane, também receberam o prêmio os professores Iron Pedreira Alves, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e Júlio César Augusto, do Valle da Universidade de São Paulo (USP). As três experiências formativas premiadas em 2024 serão detalhadas na série Textos FCC.
Assista a cerimônia de premiação no canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube.
O prêmio
O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques está na 14ª edição e é uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar experiências formativas desenvolvidas por docentes de cursos de licenciatura na formação de novos professores da educação básica. Cada um dos premiados receberá o valor de R$ 30 mil, diploma e um troféu que replica a escultura da artista plástica Vera Lucia Richter abrigada no jardim interno da Fundação Carlos Chagas.
(Comunicação Setorial|UEG)