O Laboratório Experimental de Cinema e Arte – Entre-imagens, vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) vai realizar nesta segunda-feira, 18, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, o evento “Imagens em Trânsito #01”, dando início a um ciclo de ações formativas para estudantes, pesquisadores, artistas e profissionais de cinema e artes visuais.
A programação vai contar com palestras ministradas pelo prof. Rafael de Almeida, do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, e pelo crítico de arte italiano Matteo Bergamini, seguidas de uma visita guiada às exposições do espaço.
A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
Entre-imagens
O Laboratório Experimental de Cinema e Arte – Entre-imagens se propõe a ser um espaço de pesquisa e experimentação que explora a interseção entre cinema, fotografia, vídeo e outras linguagens visuais, ampliando os horizontes artísticos e o entendimento das relações entre as artes visuais contemporâneas.
Sobre os palestrantes
Matteo Bergamini - Jornalista e curador italiano. É professor convidado em instituições culturais na Itália e tem realizado um extenso mapeamento das práticas artísticas contemporâneas no Brasil. Foi um dos organizadores das primeiras duas edições da BienNoLo, a "Bienal das Periferias" de Milão (2019 e 2021); tem curado, entre outras, as exposições individuais dos artistas italianos Luca Gilli, Marcella Vanzo, Aldo Runfola, Dario Ghibaudo. Em 2023, foi escritor convidado na residência internacional do Instituto Sacatar (Itaparica, BA - Brasil), e co-curador da sexta Bienal do Sertão (CCBNB, Juazeiro do Norte, CE – Brasil). Em agosto de 2024 participou da Residência
do Mirante Xique-Xique, Igatu (BA – Brasil).
Rafael de Almeida - Cineasta, artista visual e pesquisador. É doutor em Multimeios pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás. Professor do curso de Cinema e Audiovisual na UEG. Trabalha com cinema, vídeo e fotografia, explorando temas como fabulação crítica e reemprego de arquivos visuais, tanto reais quanto gerados por IA. Seus trabalhos questionam e expandem as noções tradicionais de arquivo e narrativa.
(Comunicação Setorial|UEG)