Um grupo do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Teccer|UEG) participou, no fim de outubro e início de novembro, de uma missão internacional em Portugal. A atividade faz parte das ações previstas pelo Projeto da Linha 1, Cantos e Encantos – em direção à internacionalização, coordenado pela profa. Divina Lunas.
O grupo formado pelos professores Divina Lunas, Jean Carlos Santos, Mary Anne Vieira e Milena d´Ayala e pela discente Maria de Lurdes Alves dos Santos coordenou a mesa "Ruralidade(s), patrimônio e turismo e ambientes de Cerrado no Brasil: territórios, ameaças e perspectivas" no XII Encontro Rural Report que aconteceu em Évora, Portugal, nos dias 30 e 31 de outubro.
Durante o encontro, a equipe do Teccer|UEG interagiu com pesquisadores de diferentes países e teve a oportunidade de contatar professores que trabalham com temas correlatos aos do programa. "Eles aceitaram, após conhecer nossas linhas de pesquisa, iniciar uma conversa para possíveis parcerias", conta a profa. Divina. "Consideramos que o apoio da UEG, por meio de fomento específico para esta área, é um dos mais importantes mecanismos de fortalecer as pesquisas e a inserção internacional da comunidade da UEG", completa.
Entre os pesquisadores envolvidos na atividade estavam o prof. Juan Pan-Montojo, da Universidad Autónoma de Madrid; os sociólogos profa. Maria da Saudade Baltaze e prof. Marcos Olímpio Santos, da Universidade de Évora; e a historiadora profa. Maria Ana Bernardo, do Cidehus-Évora, que assistiu à mesa coordenada pelo Teccer|UEG e iniciou uma conversa sobre uma parceria para discutir questões relacionadas ao patrimônio.
Em Lisboa, o grupo visitou o Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) e um Centro de Estudos sobre África e desenvolvimento (CEsA), onde puderam observar a dinâmica de trabalho e a rede de pesquisa que eles desenvolvem. Estabeleceram ainda contato com os professores Alexandre Abreu, do Departamento de Economia Internacional e Desenvolvimento, e Eduardo Sarmento, presidente do CEsA e especialista em Turismo. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de um projeto guarda-chuva de cooperação entre o Teccer|UEG e o departamento deles.
(Comunicação Setorial|UEG)