O Núcleo de Direitos Humanos, Educação e Movimentos Sociais da Universidade Estadual de Goiás (Nudhem|UEG) organizou, na manhã do último dia 31, seu I Seminário Internacional, com o tema "Redimensionando os caminhos para além do cárcere: Educação em Direitos Humanos e Reintegração Social”. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel.
Também estiveram presentes na conferência de abertura, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; a coordenadora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear|UEG), profa. Valéria Soares de Lima; o coordenador do projeto Àreté e do Nudhem, prof. Rosivaldo Pereira de Almeida; o promotor de Justiça e coordenador da área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás (MPGO), Dr. Marcelo Miranda; e a defensora pública, Débora Vidal. A mediação foi feita pelo prof. Ulisses Terto Neto.
A palestra ficou a cargo do promotor de Justiça do Estado de Goiás, Dr. Lauro Nogueira; e de Aline Scaglia, da Diretoria Geral da Polícia Penal de Goiás (DGPP). Durante a discussão, os participantes abordaram esforços para promover direitos humanos e educação no sistema prisional, destacando a colaboração entre a UEG e instituições jurídicas. Iniciativas focadas na reabilitação e reintegração social foram apresentadas como estratégias para reduzir a reincidência e melhorar as condições nas prisões.
O prof. Antonio Cruvinel destacou a importância de discutir esses temas no âmbito da universidade. "Essas discussões estão no DNA da UEG, uma universidade que quer ser cada vez mais humana. Ver que os nossos professores estão dispostos a lutar pelos que estão à margem, pelos que precisam de ressocialização, dá orgulho à universidade. Lutar pelos excluídos é nobre, é acreditar numa sociedade melhor", disse.
Assista a conferência de abertura do Seminário no canal da UEG TV no YouTube.
(Comunicação Setorial|UEG)