A Universidade Estadual de Goiás (UEG) teve destaque na 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, realizada entre os dias 22 e 25 de outubro na Universidade Federal do Paraná. O evento, que reuniu mais de 1.900 participantes de todas as regiões do Brasil e do exterior, contou com a presença de estudantes e pesquisadores que discutiram temas emergentes na psicologia e áreas afins.
Durante a cerimônia de encerramento, foram anunciados os vencedores das premiações nas categorias de graduação, mestrado e doutorado. Entre eles, o segundo lugar na categoria mestrado foi conquistado pelo estudo “Nomofobia entre professores e sua associação com depressão e ansiedade”, desenvolvido pelas discentes Natália Virginia de Oliveira e Luana Guimarães da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologia (PPGET) da UEG, sob orientação do prof. Dr. João Gabriel Modesto.
A pesquisa, agraciada com o Prêmio Luiz Marcelino de Oliveira, analisou o impacto da nomofobia – medo de estar desconectado – na saúde mental de professores, identificando uma correlação com o aumento dos níveis de ansiedade e depressão entre educadores. Além de prêmios em dinheiro, os autores vencedores receberam certificados para todos os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada uma das categorias. A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site oficial do evento.
“Esse prêmio evidencia a qualidade das produções realizadas no âmbito do nosso PPGET, representando um marco para a UEG,” afirmou o prof. João Gabriel, coordenador do programa.
Para Natália Virginia, o reconhecimento é um incentivo para que o tema seja amplamente debatido. “Esse prêmio representa o reconhecimento do nosso esforço e realça a importância de discutir a saúde mental dos professores em um contexto de uso crescente de tecnologia na educação. Espero que nosso estudo inspire mais pesquisas e ações que promovam o uso saudável dos recursos digitais”, destacou a pesquisadora.
Luana Guimarães complementou, ressaltando a relevância do estudo para políticas de prevenção e apoio à saúde mental de docentes. “Esperamos que nossos resultados inspirem estratégias para minimizar os efeitos negativos da nomofobia e do uso excessivo de tecnologia, melhorando o ambiente de trabalho e a qualidade da educação”, afirmou.
A premiação reforça a posição do PPGET|UEG na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento relevante para os desafios da educação contemporânea, consolidando o papel da universidade na promoção da inovação e da saúde mental no ambiente educacional.
(Comunicação Setorial|UEG)