A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do Programa de Pós-Graduação em Interculturalidade e Estudos de Linguagem (PPG-Ielt), em parceria com o Projeto Absorver, está promovendo uma iniciativa focada na dignidade menstrual e no letramento em saúde para uma comunidade indígena. A ação faz parte de uma aula de campo da disciplina Educação e Diversidades, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro na comunidade Xavante, localizada em Barra do Garças (MT).
O objetivo da atividade é intercambiar conhecimentos sobre educação crítica e promover a conscientização sobre saúde menstrual e direitos sexuais. A ideia surgiu das alunas do programa, Vitória Silveira, que já conhecia o projeto, e Leila Rodrigues dos Santos, integrante da comunidade Xavante. A primeira ação contará com a entrega de 110 unidades de absorventes, com um levantamento mais detalhado das necessidades sendo realizado durante a aula de campo.
"Além de entregar os kits de higiene, queremos iniciar um diálogo sobre os direitos sexuais e reprodutivos, violência doméstica e/ou familiar e outras violências de gênero”, afirmou a aluna Vitória.
Projeto Absorver
O Projeto Absorver, que já colaborou com a UEG em outras ocasiões, teve início em São Paulo com o objetivo de promover a dignidade menstrual por meio da doação de produtos de higiene íntima. O projeto já se expandiu para várias regiões do Brasil, incluindo Goiás, e atua em escolas, comunidades, presídios e outros espaços. Além de atender às necessidades menstruais, as doações também beneficiam mulheres no pós-parto e pessoas idosas, contribuindo para o cuidado da saúde em diferentes contextos.
(Comunicação Setorial|UEG)