O professor Dr. Derick Moura, docente do curso de Geografia da Unidade Universitária de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG), publicou um artigo científico na Revista Geográfica Acadêmica (Qualis A1), resultado da pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG).
O artigo intitulado “Mapeamento da favorabilidade hídrica na alta bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte, como subsídio às políticas de segurança hídrica de Goiânia (GO)” objetivou elaborar um mapeamento das áreas mais favoráveis e menos favoráveis para a recarga hídrica, visando subsidiar as políticas setoriais de conservação de água e de segurança hídrica de Goiânia.
A metodologia utilizou os fatores que mais influenciam a favorabilidade hídrica numa bacia hidrográfica, que são: chuva, temperatura do ar, rochas, solos, cobertura e uso das terras, declividade e o modelo Height Above the Nearest Drainage (Hand), baseado na altura acima da drenagem mais próxima.
Os mapas dos fatores foram sobrepostos com a utilização da álgebra de mapas no QGIS e classificados em cinco classes, conforme a contribuição para a favorabilidade hídrica: muito favorável (classe 1), favorável (classe 2), medianamente favorável (classe 3), pouco favorável (classe 4) e desfavorável (classe 5). Como resultados, foram constatados que existem maiores percentuais de área abrangida pela classe favorável (38,19%), seguida das classes medianamente favorável (29,01%), pouco favorável (19,71%), desfavorável (8,68%) e, por último, da classe muito favorável (4,40%).
Verificou-se que é indispensável a realização do manejo adequado dos solos em todas as classes de favorabilidade hídrica, entretanto é urgente a implementação de ações conservacionistas dos recursos hídricos nas áreas identificadas como medianamente favoráveis, pouco favoráveis e desfavoráveis.
O artigo completo publicado na Revista Geográfica Acadêmica pode ser acessado link.
Sobre o professor
Derick Moura possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência e atua nas áreas de Ensino de Geografia, Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Geotecnologias, Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos, Análise Ambiental Integrada, Prospecção Mineral e Geológica, Prospecção e Mapeamento de Atrativos Turísticos Naturais. Ministrou as disciplinas de Didática e Metodologia de Ensino em Geografia, Tecnologias em Educação, Cartografia Escolar, Geoprocessamento, Geografia da População, Geografia Política e Cultural, Abordagem Territorial do Cerrado, Geografia Regional e Geografia do Brasil no curso de Licenciatura em Geografia da Unidade Universitária de Iporá UEG,. Participa do projeto MapBiomas, na validação de pontos através do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa|UFG). Atualmente trabalha como Professor Substituto e Técnico Ambiental efetivo na UEG de Iporá.
(Comunicação Setorial|UEG)