No último domingo, 22 de setembro, a comunidade acadêmica se despediu da edição 2024 dos Jogos Universitários da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizados na cidade de Caldas Novas (GO).
Durante cinco dias intensos de competição, 16 câmpus e unidades universitárias participaram de 13 modalidades esportivas, tanto individuais quanto coletivas. Os campeões de cada modalidade garantiram vaga para os Jogos Universitários Goianos (JUGs) de 2025, cujas datas e local ainda serão definidos.
Na despedida do torneio, o cansaço dos atletas se misturou a histórias de conquistas e algumas frustrações, que foram aos poucos superadas pelo espírito esportivo e de integração que simbolizaram a competição. “Estou muito feliz de estar aqui. É meu segundo ano nos Jogos. Esperávamos o primeiro lugar, mas conseguimos o terceiro. Mesmo assim, estou muito contente. Espero que no ano que vem a gente consiga o título”, afirmou Giovanna Ribeiro, aluna do curso de Agronomia do Câmpus Sudoeste, com sede em Quirinópolis, que conquistou o terceiro lugar no futsal feminino.
Estudante de Direito do Câmpus Metropolitano, Geovana Lemos ficou impressionada com a organização do evento. “A estrutura montada para os Jogos é incrível. Fiquei muito impressionada; foi uma experiência ótima”, comentou ela, que participou do xadrez, modalidade que melhor representou o espírito de união entre estudantes e docentes, uma característica marcante dos Jogos. Embora tenha terminado na 8ª posição, e longe da disputa por medalhas, Geovana teve a oportunidade de ver de perto dois professores disputando a final: Marcos Alves, da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, foi o campeão, enquanto Nádio Carlo de Souza Vieira, da UnU Itaberaí, ficou com a medalha de prata.
Os irmãos Dyego e Dyogo Carneiro, alunos da Unidade Universitária de Goiânia (Eseffego), brilharam no futmesa, modalidade que estreou nesta edição. O esporte, que combina elementos de futebol, futevôlei e tênis de mesa, é jogado com uma bola de futebol em uma mesa curvada. “A inclusão dessa modalidade é uma excelente oportunidade para fortalecer o futmesa em Goiás”, afirmou Dyego, que conquistou o primeiro lugar nos Jogos da UEG. Já Dyogo, vice-campeão, elogiou a organização do torneio, que garantiu a inscrição de um número satisfatório de atletas para que fossem realizadas tanto uma fase classificatória quanto uma final na modalidade. “Vamos representar a UEG novamente nos JUBs e esperamos que mais atletas tenham a oportunidade de jogar futmesa, que tem crescido muito no Brasil, especialmente no Nordeste”, completou.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, profa. Sandra Máscimo, destacou que a competição superou as expectativas. “Tivemos muitos talentos revelados nessa edição, que certamente brilharão nas competições regionais e nacional em 2025”, afirmou, agradecendo a todos os envolvidos na realização do evento. “Agradeço a todos os discentes, docentes, chefes de equipe, nossa Comissão Organizadora e apoiadores. Que a edição de 2025 supere a de 2024! Viva os Jogos Universitários e viva a UEG!”, celebrou.
Sobre os Jogos Universitários
Realizados entre 18 e 22 de setembro, em Caldas Novas, os Jogos Universitários da UEG são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PRE|UEG). A competição teve 634 inscritos, entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade. Os Jogos contaram, ainda, com a parceria da Prefeitura Municipal de Caldas Novas, e foram realizados por meio de convênio com a Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Também tiveram o apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas (Demae); Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO); Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás de Caldas Novas – Nivo das Neves; e Lagoa Parques e Hotéis.
Os resultados das competições podem ser acessados no site da PRE|UEG ou no perfil da UEG no Instagram.
Para conferir fotos e vídeos de todos os dias do evento, clique aqui.
(Lucimeire Santos|Comunicação Setorial|UEG)