Em um ambiente descontraído e de muita interação entre a comunidade acadêmica, Caldas Novas deu início, na última quarta-feira, 18, à edição 2024 dos Jogos Universitários da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O primeiro dia de competições contou com partidas classificatórias de voleibol, handebol e vôlei de praia, disputadas nas categorias masculina e feminina.
Os Jogos reúnem mais de 600 atletas de 16 câmpus e unidades da UEG, incluindo docentes e servidores técnico-administrativos. Com duração até o próximo domingo, 22, o torneio visa promover o esporte universitário, classificar atletas discentes para os Jogos Universitários Goianos (JUGs) de 2025 e fortalecer o espírito de integração, ressaltando os valores esportivos e interculturais da UEG.
Durante a solenidade de abertura, realizada no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Gonzaga de Menezes, o reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel, compartilhou como sua trajetória de vida em um projeto de iniciação esportiva aos 14 anos, na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego), inspirou sua valorização do esporte, que se tornou uma marca distintiva da UEG. “Ser alguém que praticou esporte na juventude é ser alguém que sabe o que é disciplina e a importância de cuidar de si e do próximo”, frisou, destacando que o esporte pode ser uma solução para os desafios enfrentados pela juventude.
Na ocasião, o reitor convidou a comunidade acadêmica a refletir sobre como a universidade pode contribuir para a mudança por meio do esporte. “Além da formação científica, precisamos formar pessoas preparadas para trabalhar em equipe e ser ‘pessoas do bem’; e o esporte proporciona isso”, sublinhou.
O coordenador dos Jogos Universitários, Alefe de Souza, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG (PRE|UEG), ressaltou o apoio contínuo da Reitoria ao desporto, lembrando que desde 2021 a universidade participa de todos os campeonatos regionais e nacionais universitários. Ele enfatizou a iniciativa como uma ferramenta de inclusão que permite que os jovens da universidade levem o nome da UEG para todo o Brasil. “Por meio dos Jogos, revelamos talentos esportivos que representarão a instituição nos Universitários Goianos (JUGs) e o estado de Goiás nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)”, acrescentou.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Sandra Máscimo da Costa e Silva, destacou o evento como um dos mais importantes organizados pela UEG, ressaltando que, mais do que a competição, a celebração dos Jogos promove “o sentimento de pertencimento e o espírito universitário”. Ela convocou todos a reforçarem o espírito de coletividade e amizade durante a competição.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença do presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Luismar Pinto dos Santos; da coordenadora da Unidade Universitária de Caldas Novas e anfitriã do evento, Adriana Roveri; do coordenador do Câmpus Sul da UEG, professor Júlio César Meira; do secretário Municipal de Esportes de Caldas Novas, Carlos Antônio; e do major Daniel Batista, do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás.
Partida-show de tênis de mesa
A abertura foi marcada por uma partida-show de tênis de mesa, em que o aluno Guilherme Santos, multicampeão da modalidade, enfrentou o técnico da Seleção Goiana de Tênis de Mesa, Adriano Alves. Guilherme, que cursa o 6º período de Educação Física na Eseffego, é campeão goiano, campeão brasileiro de 2023 e bicampeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Durante sua apresentação, 10 participantes do público foram convidados a desafiá-lo em partidas curtas, enfatizando que, mais do que os resultados, o importante era a atmosfera de celebração que envolve os Jogos Universitários da UEG. Ao final, o atleta expressou sua gratidão pelo apoio da torcida, ressaltando a alegria em participar do evento. “Sou um atleta de tênis de mesa, um esporte que não é tão conhecido, mas que já me trouxe experiências positivas. Fico feliz de estar aqui, participando e com uma torcida incrível. Que venham os próximos e que futuros atletas também possam participar”, afirmou Guilherme.
Encerrando a abertura com um toque festivo, o atleta Bruno Reis Vicente, da Unidade Universitária de Caldas Novas, conduziu a chama esportiva até a pira instalada no alto do ginásio, simbolizando o espírito de comunhão dos Jogos.
Impressões dos atletas no primeiro dia
No primeiro dia de disputa, o clima festivo misturou-se às expectativas dos atletas em conquistar medalhas para seus câmpus. Participando pela primeira vez dos Jogos, a estudante de Ciências Biológicas e capitã da equipe de vôlei feminino do Câmpus Central (CET), com sede em Anápolis, Bruna Liberato, demonstrou otimismo após a vitória de sua equipe por dois sets a zero sobre o time de Itumbiara. “Escolhemos as melhores jogadoras, que realmente tinham vontade de participar. Desde quando saímos do câmpus, tudo tem sido muito integrado, tanto com os professores quanto com os alunos”, destacou.
O professor Sávio Pires de Souza, docente do curso de Letras, Medicina Veterinária e Zootecnia do Câmpus Oeste, com sede em São Luís de Montes Belos, também compartilhou suas expectativas para a competição: “Viemos bem preparados, realizamos treinos para conseguir dar o nosso melhor. Esperamos conquistar o primeiro lugar”, disse o atleta do vôlei masculino. Sávio ressaltou a importância da integração entre alunos e professores, enfatizando como os Jogos promovem a socialização além da sala de aula. “É uma oportunidade única de conhecermos melhor uns aos outros”, concluiu.
Saiba mais
Os Jogos Universitários da UEG 2024 contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Caldas Novas, e são realizados por meio de convênio com a Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Também têm o o apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas (Demae), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás de Caldas Novas – Nivo das Neves e Lagoa Parques e Hotéis.
Para mais informações sobre a tabela dos jogos, consulte os materiais disponíveis no site da PRE|UEG. Além da programação detalhada, na página também serão divulgados os boletins diários depois das competições, entre outras informações.
Confira fotos e vídeos das competições no link.
(Lucimeire Santos|Comunicação Setorial|UEG)