Na último dia 4 de setembro, o Projeto Áreté recebeu o prof. dr. Marcelo Henrique da Costa, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordenador do CriaLab|UEG, para uma atividade no bloco feminino da Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia.
Na ocasião, o professor ministrou a oficina "Sensibilização para as narrativas cinematográficas", com a exibição do curta-metragem “Ensaio de Liberdade”, de Laércio Alves.
As participantes tiveram contato com aspectos formais, estéticos e criativos do processo de produção cinematográfica e puderam expressar suas próprias experiências de vida em atividade prática de produção narrativas cinematográficas, a partir da construção de recortes fotográficos.
Sob coordenação do prof. Dr. Rosivaldo Pereira de Almeida, o Àreté é um projeto de pesquisa e extensão do Núcleo de Direitos Humanos, Educação e Movimentos Sociais (Nudhem|UEG), vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG (Cear|UEG). Para o professor, as participantes da oficina puderam se sentir verdadeiramente numa aula de uma universidade pública. “Foi uma experiência excepcional. Geralmente, a gente vê os resultados das oficinas pedagógicas depois de uma ou duas semanas, mas no trabalho que o prof. Marcelo executou pudemos ver o resultado de forma imediata. As participantes se emocionaram e conseguiram fazer tudo em pouco tempo mas com profundidade. Foi uma condução bem didática, de forma respeitosa e lúdica”, completa.
(Comunicação Setorial|UEG)