Realizado no último sábado, 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, o concurso de Estilistas da Amarê Fashion revelou, pela segunda vez consecutiva, a qualidade dos looks produzidos pelos alunos do curso de Design de Moda da Unidade Universitária de Trindade da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A UEG participou do concurso com cinco dos 10 selecionados. Dos três destaques do concurso, dois são de alunos da UEG e um da UFG.
Os irmãos Jéssika e Yago Vindex venceram com a coleção "Afro-GYN: raízes que florescem no Cerrado", que celebra a fusão cultural entre a herança africana e a identidade goiana, manifestando-se em peças que exaltam a riqueza do Cerrado e a conexão profunda entre esses mundos. "Trabalhar com a Jéssyka e concretizar esse sonho ao lado dela foi extremamente gratificante. O apoio da nossa coordenadora Carla Barros foi algo que nos motivou. Além disso, representar a UEG e encher de orgulho nossos professores que acreditaram em nós é algo que nos enche de alegria", declarou Yago Vindex. "Ganhar é bom, mas ganhar com pessoas como o Yago, que é minha inspiração, é diferente. Nós dois realizando um sonho juntos é incrível", diz Jéssika, emocionada.
Também vencedora, Bruna Camargo apresentou a coleção "Flora Tropicalia", que faz alusão à cidade histórica de Pirenópolis, conhecida pelas festas tradicionais, a natureza exuberante e a arquitetura colonial. "Ter participado do concurso foi uma sensação única. Todo o processo do primeiro contato com os tecidos, ir na lavandaria, a construção das peças em si é uma experiência incrível e nova para nós, que estamos ingressando no mundo da moda. Fiquei muito feliz de ter ganhado o concurso, me senti radiante de ter o meu projeto valorizado, e é muito bom ver o público aplaudindo meu trabalho", revela.
Feliz com o resultado, a coordenadora do curso de Design de Moda da UEG, profa. Carla Barros Nascimento, diz que conseguir ganhar um concurso desse, com participação de todas as instituições de ensino superior do estado que trabalham com moda, é um orgulho muito grande. "Desde o ano passado temos colhido muitos frutos, sendo classificados e ganhando vários concursos em nível estadual e nacional. Isso é algo muito importante, pois mostra que a UEG vem fazendo um trabalho muito bom e sério com seus alunos, trabalhando muito bem a moda e a criação", destaca. Segundo Carla, os elogios às produções dos alunos da UEG vieram de todas as partes, desde os concorrentes aos patrocinadores.
O prêmio é uma viagem para São Paulo, que deve acontecer dentro de um ano, quando os alunos e a coordenadora do curso irão conhecer um evento de moda de nível nacional.
Desfile Florilégio
No embalo do concurso de estilistas, o curso de Design de Moda da UEG realizará no próximo dia 17 de agosto, a partir das 19h30, no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, o Desfile de Moda 2024: Florilégio. O desfile será produzido pelos alunos do 8º período do curso, que apresentarão suas coleções autorais.
Ao todo serão 32 looks inspirados em diversas poesias, que levaram os alunos a criarem peças inovadoras e expressivas. "Este desfile de moda não apenas celebra a criatividade e o talento dos estudantes da UEG, mas também destaca a importância da moda como forma de expressão artística e cultural. Os espectadores poderão vivenciar uma experiência única, mergulhando em um universo de cores, texturas e significados", explica a profa. Carla Nascimento.
Com público estimado em 300 pessoas, o desfile tem como objetivos expor a produção acadêmica-cultural dos discentes do 8º período do curso Bacharelado em Design de Moda – UEG; refletir sobre a importância social da moda, por através tema escolhido para o evento - a poesia; e produzir uma conexão entre a Universidade e a comunidade, por meio de um evento gratuito de moda que trabalhará questões artísticas, culturais e tendências comportamentais.
O desfile também será transmitido ao vivo pelo perfil no Instagram @modaueg.
Histórico
O Moda UEG é o desfile oficial do curso Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás e teve a sua primeira edição no ano 2022, no Shopping Cerrado, em Goiânia, com público de 120 pessoas. No ano seguinte, o evento cresceu e aconteceu no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, com um público de 220 pessoas. A expectativa é que este ano o público chegue a 300 pessoas da região metropolitana de Goiânia, com interesses nas áreas de moda e cultura.
Segundo a profa. Carla Nascimento, a Universidade possui uma responsabilidade social que vai além dos seus discentes e deve sempre estar em conexão com a comunidade que a cerca. "Os eventos produzidos pelo curso são uma ótima oportunidade de estreitar esses laços com a comunidade, apresentando como o curso de Design de Moda tem pensado a moda na academia como um espaço para experimentações. Hoje o estado de Goiás é o sétimo maior distribuidor de roupas do país, sendo o mercado da moda promissor enquanto área de trabalho e também de grande importância para a nossa economia", justifica.
(Comunicação Setorial|UEG, com fotos da Amarê Fashion)