A Unidade Universitária de Caldas Novas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está promovendo, durante todo o mês de junho, uma campanha de doação de sangue. A ação faz parte do Junho Vermelho que, em função do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, é dedicado à conscientização e promoção da doação de sangue.
O objetivo é alertar a população sobre a importância do gesto e lembrar que qualquer pessoa pode precisar receber uma transfusão – não somente aquelas com problemas de saúde, como o câncer e a talassemia.
No Brasil, o número de doadores está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e dos 5% definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O reflexo disso é a falta de estoques de bolsas sanguíneas nos hemocentros e também as vidas impactadas.
Para tornar a ação mais efetiva, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da UnU Caldas Novas convidou servidores e alunos para fazer a sua doação durante uma visita ao Hemocentro de Catalão, que aconteceu na última quarta-feira, 26.
Na oportunidade, a enfermeira Mariana, que recebeu o grupo, afirmou que as doações estavam baixas neste período e que a contribuição foi muito importante para o aumento do estoque.
(Comunicação Setorial|UEG)