O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), prof. Antonio Cruvinel, e o prof. Ronaldo Ferreira da Silva, da Unidade Universitária de Posse participaram, na manhã dessa quarta-feira, 19, do Seminário Conexões e Oportunidades, em Goiânia. O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O seminário teve como objetivo conectar as instâncias de governança de quatro regiões do estado de Goiás, constituídas a partir do programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (Líder) com instituições públicas e privadas para a execução de agendas regionais de desenvolvimento territorial.
O encontro visa conectar as diversas instituições e organizações que representam setores importantes da economia de Goiás, visando parcerias e projetos conjuntos para o desenvolvimento de gestão, governança, empreendedorismo, inovação e negócios. Os eixos de desenvolvimento permearam pelo turismo, agricultura familiar, agronegócio, cultura, ciência, tecnologia, educação e qualificação.
A região nordeste contou com participação da UnU Posse, que tem contribuído com iniciativas relacionadas à inovação para desenvolvimento territorial.
O reitor da UEG, Antônio Cruvinel, participou da mesa temática relacionada às cidades inteligentes e inovação no território, juntamente com representantes de instituições como a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), além de organizações privadas.
O prof. Antônio enfatizou a importância das instituições de ensino, pesquisa e extensão no processo de desenvolvimento regional, sobretudo a UEG com sua capilaridade, e colocou a instituição a disposição para auxiliar na execução das agendas.
Programa Líder
O programa Líder é uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros. As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte.
(Comuniação Setorial|UEG)