A Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus Palmeiras de Goiás, em parceria com a Emater-GO (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária), o IF Goiano - Câmpus Hidrolândia e a Prefeitura Municipal de Hidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Agricultura, realizou na última terça-feira, 18, o III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira.
O evento, que teve como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento sustentável da produção de jabuticaba na região, reuniu no auditório da Escola Municipal José Amâncio de Souza Pinto, em Hidrolândia, produtores, empreendedores, técnicos, estudantes e demais interessados na cadeia produtiva da fruta.
Durante o encontro, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre os últimos avanços na cultura e manejo da jabuticabeira através das palestras ministradas pelos pesquisadores Dr. Américo Wagner Júnior e Dr. Idemir Citadin, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). O primeiro palestrante, Dr. Américo Wagner Júnior, abordou os aspectos fisiológicos da produção da jabuticabeira, destacando os fatores que influenciam na qualidade e na quantidade dos frutos. Posteriormente, o Dr. Idemir Citadin focou nas técnicas de manejo adequadas para cada fase do desenvolvimento da planta, desde o plantio até a colheita.
Presente no evento, esteve o reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel, que reforçou o compromisso da universidade com o desenvolvimento sustentável da produção de jabuticaba na região, "temos tradições que podem fazem do mundo um lugar melhor", destacou. Além das palestras, houve momentos de debates e discussões sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da produção de jabuticaba em Hidrolândia.
Localizada na Região Metropolitana de Goiânia, a cidade é um polo de produção de jabuticabas, atraindo turistas de todo o país. Segundo a Emater, o município possui 128 pomares e 250 produtores cadastrados, com uma área plantada de 254 hectares e mais de 64 mil pés de jabuticabeiras, com produção anual de cerca de 6 mil toneladas.
(Comunicação Setorial|UEG)