A Universidade Estadual de Goiás (UEG), em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), fez a aquisição de um Difratômetro de Raios X de pó, de bancada, D6 Phaser Bruker, um equipamento de última geração para análise de materiais.
O Difratômetro de Raios X é usado na análise de vários tipos de materiais em diversas áreas, incluindo metais, cerâmicas, filmes finos, células solares, nanomateriais, semicondutores, polímeros, catalisadores, fármacos, minerais, cimentos, petroquímica, e ciências forenses. O equipemento fornece informações como estrutura, fases, orientações cristalinas preferenciais e outros parâmetros estruturais, como tamanho de grãos, cristalinidade, distorção e defeitos cristalinos. Os padrões de difração de raios X podem ser usados como uma espécie de “impressão digital” dos arranjos periódicos dos átomos em um dado material, possibilitando a identificação de amostras.
Por ser um equipamento com aplicação em diversas áreas do conhecimento, o difratômetro de raios X agora faz parte da infraestrutura de pesquisa multiusuária do Centro de Análises, Inovação e Tecnologia em Ciências Naturais e Aplicadas (CAiTec|UEG), coordenado pelo prof. Dr. Olacir Alves Araújo.
Para o professor, a aquisição contribui para o fortalecimento da infraestrutura tecnológica da universidade. "Esse equipamento supre uma demanda antiga dos pesquisadores da UEG que desenvolvem atividades nas áreas de novos materiais, polímeros, fármacos, minerais, solos, nanotecnologia, dentre outros. Esses pesquisadores geralmente recorriam à infraestrutura de outras instituições do Brasil, o que demandava tempo e recursos financeiros. Com a aquisição, a instiuição dá suporte ao desenvolvimento de projetos, sejam internos ou em parcerias com outras instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior" disse.
Para o prof. Dr. Cláudio Stacheira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, a chegada desse equipamento representa um avanço na consolidação na pesquisa da universidade. "Esse equipamento se soma ao conjunto de outros aparelhos de apoio à ciência, tecnologia e inovação da nossa universidade, oriundo de diversas fontes de pesquisa. A ação que o CAiTec tem feito envolve a articulação de uma rede interna de pesquisa e inovação, dando suporte para projetos estratégicos e pesquisas de interesse regional que são desenvolvidas pela UEG", afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)