Teve quem quis assistir e não conseguiu. Às 19h30 da noite da última quarta-feira, 12, o lançamento da série documental "Ekobé – vida que vem da terra" lotou a sala de cinema da Casa de Memória do Judiciário, na cidade de Goiás.
Os quinze episódios que compõem a produção oferecem perspectivas regionais distinta sobre temas como agroecologia urbana e a resiliência comunitária após desastres. A realização da coprodução contou com o apoio da Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU), e a coordenação do prof. Max Eluard (TV Unifor) e da profa. Ana Paula Ladeira (UEG TV).
A UEG contribuiu com o episódio "Vidas submersas", que acompanha duas moradoras da região de Uruaçu cujas vidas foram diretamente afetadas pela formação do Lago Serra da Mesa. Entre memórias, críticas e análises, essas mulheres traçam um panorama dos efeitos de longo que as barragens de hidrelétricas causam no meio ambiente, no cenário e nos modos de viver de extensos espaços.
O lançamento da série Ekobé fechou o primeiro dia do 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central. O Encontro é uma cooperação entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do curso de Cinema e Audiovisual e do CriaLab|UEG, com a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult/GO), conta com o apoio da UFG e da Fundação RTVE e acontece durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica 2024).
Confira a programação completa pelo link.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações do CriaLab)