A professora Luana Nunes Martins de Lima, da Unidade Universitária de Itapuranga da Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou no mês de maio, o livro "Lugar e Memória: o patrimônio goiano entre o esquecimento e a resistência" pela Editora UEG. O lançamento ocorreu durante a programação do I Seminário Internacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, realizado pelo Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (Promep).
Na obra lançada, as categorias lugar e memória foram basilares para a análise empírica em três municípios goianos, onde a ocupação e o povoamento se deram pela mineração: Pilar de Goiás, Crixás e Porangatu. A autora parte do contexto de um “esquecimento” de parte expressiva do patrimônio cultural no estado de Goiás, como fruto de processos históricos que o marginalizaram – 1) no passado, pela condição de “decadência” econômica com o arrefecimento da mineração no final do século XVIII e pelos processos de modernização do território no início do século XX – os quais incidiram na destruição de parte significativa dos bens patrimoniais, sobretudo, edificados; 2) no presente, pela ausência de uma estrutura institucional de preservação que possibilite uma política democrática do patrimônio.
Entretanto, ainda que não permaneça na materialidade, ou não se inclua nos projetos institucionais de preservação, o patrimônio cultural resiste em valores, tradições, manifestações culturais, lembranças e vivência cotidiana. A obra evidencia que da relação entre memória e lugar nasce um sentido de patrimonialidade que escapa à construção ou ao reconhecimento institucional do patrimônio. É o que permite que o patrimônio cultural seja preservado de uma forma singular em cada localidade, como uma afirmação daquilo que foi negado historicamente em Goiás.
A obra contém 395 páginas e pode ser adquirida pela loja da Uiclap ou pela Amazon.
Sobre a autora
Luana Nunes Martins de Lima é doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), licenciada e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e turismóloga pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Atua como docente no curso de Geografia e no Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (Promep|UEG).
(Comunicação Setorial|UEG)