O 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começou oficialmente na terça-feira, 11, dando a largada para uma extensa programação que envolve a exibição de mais de 100 filmes nas quatro mostras competitivas e especiais, além de 27 shows locais, regionais e nacionais e uma vasta seleção de cursos, oficinas e atividades formativas e culturais. A cerimônia de abertura foi realizada no Cine Teatro São Joaquim, com a sessão especial “Filmes para adiar o fim do mundo” e a exibição da produção japonesa Jizai, da diretora Maiko Endo.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis; o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea; o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel e outras autoridades.
“É um festival extremamente relevante, árduo, mas sabemos que estamos conseguindo levar o audiovisual, levar o cinema do estado de Goiás a outros patamares”, declarou a secretária Yara Nunes. A pró-reitora Luana Ribeiro destacou o caráter multifacetado do festival e a importância da temática ambiental: “O Fica é o primeiro do país que discute a temática ambiental e ele não é só um festival, tem inúmeras atividades dentro dele”, disse.
O reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel, enalteceu a parceria entre o festival e a universidade, destacando a alegria de receber no nosso estado um evento desta magnitude. Além disso, comentou também sobre o papel da universidade na formação de pessoas compromissadas com o futuro. "Não existe futuro sem ambiente. Não existe futuro se pensarmos que jogamos algo 'fora'. A preocupação não é mais com o futuro da falta hídrica, já é com o presente e com o que estamos fazendo para mudar esse cenário. A universidade se ocupa em formar pessoas e formar pessoas é acreditar que o futuro será melhor", disse.
Ao final de sua fala, o reitor convidou os presentes para participarem do 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central e da VI Tenda Multiétnica.
Sobre o Fica
A edição 2024 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) acontece entre os dias 11 e 16 de junho na Cidade de Goiás e este ano traz como tema "Tecnologia, inovação e mudanças climáticas".
O festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) é parceira na realização do evento. A programação inclui mostras competitivas, mostras paralelas, minicursos, oficinas, sessões especiais de filme, encontro de escolas de cinema e realizadores, homenagens, mesas de debate, fóruns, rodas de conversa, tenda multiétnica, exposições, feiras de artesanato e gastronomia, programação especial de parceiros, além da programação cultural com artistas locais, regionais e nacionais.
Para conferir a programação completa e outras informações, visite o site do 25º Fica.
UEG no Fica
A UEG está presente na 24ª edição com a VI Tenda Multiétinica, um espaço de encontro de saberes em torno de pautas relacionadas aos povos indígenas, quilombolas, camponeses e outras comunidades tradicionais e o 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central.
A programação contempla vários painéis, conferências, mesas e homenagens que acontecem até 16 de junho dentro do Fica.
Acesse aqui a programação completa da Tenda Multiétinica e do 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central.
(Comunicação Setorial|UEG, com informações e fotos da Secult)