Impulsionar a inovação, fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo e superar os obstáculos do mundo agro – esses são os objetivos do Desafio AgroStartup 2024, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar/GO) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/GO), com o apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e outros parceiros.
O time Conecte Mudas ficou em 1º lugar na primeira etapa do Desafio - Maratona de Ideação -, que teve início nos dias 7 e 8 de junho nas cidades de Anápolis, Mineiros e Rio Verde. A equipe é formada por Roberto Guimarães, arquiteto e urbanista formado pela UEG; Rafael Lourenço Ribeiro do Nascimento, arquiteto e urbanista pela UEG e estudante de Administração na UEG; Marco Antonio Cirilo Dias, bacharel em Administração pela UEG; Mauro de Oliveira Andrade, bacharel em Administração pela UEG; e Alisson Ranniery ferreira Teixeira, estudante de Veterinária pela UNYgoiazes.
Mauro Andrade conta que a proposta inovadora do time busca resolver a problemática do desmatamento no bioma do Cerrado, criando uma rede de reflorestamento de áreas degradadas. A rede visa ajudar os produtores rurais a cumprirem a legislação ambiental, que exige a manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APP) e reservas florestais com espécies nativas do Cerrado, garantindo a sustentabilidade e a preservação ambiental das propriedades rurais. "O Desafio Startup Agro 2024 é uma iniciativa de grande relevância que desafia o status quo em benefício dos produtores rurais e fortalece o ecossistema de inovação em Goiás", aponta.
De acordo com ele, o evento tem um impacto significativo na sociedade ao inserir jovens da comunidade e academia em desafios de inovação e empreendedorismo, incentivando a busca por soluções nos pilares ESG. "Sua importância reside na capacidade de desenvolver ideias criativas e novas soluções em prol do agricultor e fortalecendo o ecossistema de inovação no estado", completa.
Maratona de Ideação
O Desafio Agrostartup 2024 é voltado a estudantes e profissionais de áreas com afinidade com o agro. O programa é dividido em três fases - Maratona de Ideação, Jornada de Capacitação e o Dia da Demonstração.
Durante a Maratona de Ideação os participantes apresentam suas propostas de inovação a uma banca examinadora, que vai selecionar as melhores ideias para participarem da Jornada de Capacitação, a ser realizada entre os meses de julho e outubro. Entre os tópicos abordados na capacitação estarão cursos em negociação, elaboração de planos de negócios, inteligência artificial, e posicionamento em redes sociais. Após a Jornada de Capacitação, acontece o Dia da Demonstração, quando serão selecionados projetos para receber uma subvenção financeira de até R$ 60mil para desenvolvimento do seu negócio.
No decorrer da Maratona, há um time de mentores para apoiar os participantes na condução do processo. A profa. Raphaela Gomes, coordenadora da Agência de Inovação da UEG, faz parte dessa equipe de mentores e, segundo ela, o Desafio AgroStartup é uma oportunidade única de fomentar ideias e soluções para enfrentar os desafios do agro. "A Universidade Estadual de Goiás atuou com mentorias e também na formação de equipes que apresentaram propostas inovadoras. É importante fomentar a participação nesses eventos de forma a incentivar a capacidade criativa e pensamento disruptivo, onde os participantes são desafiados a pensar de inovadora, trabalhar em equipe, de forma intensa, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula de maneira prática, incentivando-os a saírem da zona de conforto e explorar novas ideias. Além disso, os participantes desenvolvem as habilidades como liderança, pensamento critico e comunicação", destaca.
As próximas etapas da Maratona de Ideação acontecem nos dias 14 e 15/6 em Jussara, Inhumas e Porangatu e nos dias 21 e 22/6 nas cidades de Formosa, Catalão, Goianésia e Goiânia.
Para mais informações sobre o Desafio AgroStartup 2024, visite o site do Sistema Faeg Senar.
(Daniel Prates|Comunicação Setorial|UEG)