É com profundo pesar que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) comunica o falecimento da egressa dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial, do mestrado em Ciências Moleculares e do doutorado em Química, Dra. Priscila Gomes dos Santos.
Priscila, conhecida por sua resiliência e sede pelo saber, recebeu na tarde da última quarta-feira, 5, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual de Goiás. A concessão do título foi aprovada na 168ª Sessão Plenária do Conselho Superior Universitário da UEG. Esse foi o 11º título de Doutor Honoris Causa a ser concedido pela UEG em toda a sua história.
A cerimônia simples que não apenas concedeu o título a Priscila, mas também celebrou sua vida e seu legado, foi realizada no apartamento do hospital em que Priscila estava internada. Ela estava rodeada por amigos e familiares. Pela UEG participaram o reitor Antonio Cruvinel, o orientador de Priscila, professor Valter Henrique Carvalho, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Cláudio Stacheira e a mestre de cerimônia Marcella Martins.
O título de Doutora Honoris Causa é a maior outorga de todos os segmentos honoríficos da Instituição e é conferido às personalidades que tenham se distinguido pelo saber em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e para o melhor entendimento entre os povos. Foram proponentes da concessão do título a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química da UEG, Luciana Machado Ramos, e o professor Valter Henrique Carvalho, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Moleculares da UEG.
Priscila Gomes
Priscila Gomes dos Santos nasceu em Jussara em 1991 e sua paixão pela ciência começou ainda muito cedo. Em 2009 iniciou, na UEG Câmpus Central, em Anápolis, a graduação em Química, na qual se destacou em disciplinas e atividades de pesquisa. Em 2014 a discente concluiu o curso e no mesmo ano ingressou no curso de Química Industrial, também na UEG.
Foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, dividindo seu tempo entre os laboratórios de pesquisa e as aulas.
Em 2015 foi diagnosticada com câncer e, mesmo diante de problemas de saúde, manteve-se resiliente e dedicada, produzindo vários trabalhos acadêmicos. No ano de 2016 colou grau e no ano seguinte ingressou no mestrado em Ciências Moleculares da UEG, orientada pelo professor Valter Henrique.
Com dedicação total às suas pesquisas, a discente foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, mesmo em meio aos tratamentos, conquistou em 2019 o tão sonhado título de mestre.
Em 2021 se candidatou a uma vaga no doutorado em Química da UEG, no entanto, por estar em regime de internação hospitalar, ficou impossibilitada de realizar a prova. Já em 2022 foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo. A doutoranda era bolsista Capes e a bolsa a ajudava a manter suas pesquisas e a custear seu tratamento e medicações.
Mesmo diante de tantas internações, medicações fortes e um tratamento intensivo, Priscila manteve sua rotina de estudos e conseguiu concluir todas as disciplinas do doutorado. Ela cumpriu parcialmente os requisitos necessários para a obtenção do título, faltando apenas realizar o exame de qualificação e a defesa final de sua tese.
Sua trajetória acadêmica é um exemplo inspirador de perseverança e paixão pelo conhecimento, o que contribui frontalmente para o incentivo, a divulgação, a defesa e a valorização das ciências e da educação.
Ela está sendo velada no Salão de Velório Monte Cristo, em Jussara, e o sepultamento será às 16h.
A UEG, por meio de sua administração, gestores, professores, funcionários e estudantes, lamenta a morte da discente e, neste momento de luto e dor, transmite os sentimentos aos familiares, amigos e colegas da Dra. Priscila Gomes dos Santos.
(Comunicação Setorial|UEG)