O curso de Letras do Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em São Luís de Montes Belos, promove ações para a divulgação da literatura e incentivo à leitura para a comunidade acadêmica.
Entre essas ações está o projeto Biblioteca Livre, que por meio da Estante de Leitura Livre busca incentivar e democratizar a leitura junto aos discentes do câmpus. De acordo com uma das coordenadoras do projeto, profa. Maria Aurora, o objetivo é valorizar o livro como objeto de conhecimento e desenvolver nos discentes a prática de compartilhamento de livros/leituras/textos e, assim, contribuir coma a formação leitora dos estudantes. "A ideia surge da parceria entre a Biblioteca Acadêmica Prof.ª Luíza de Marilac e o curso de Letras, que entendem a leitura como prática social e cultural que necessita ser constantemente ressignificada e valorizada naquilo que ela possibilita aos leitores enquanto bem simbólico", afirma.
Outra ação realizada pelo projeto foi a doação de livros para a comunidade externa, no último mês me maio. "Nesse viés de contribuir com a formação leitora, realizamos a ação de doação de livros tanto para a comunidade interna como externa à universidade. Montamos, na entrada do campus, um espaço para a doação de livros e foi um sucesso. Alunos do câmpus, pessoas da comunidade e alunos de uma escola da cidade vieram pegar livros. O objetivo da ação foi atingido", comemora a professora.
Biblioteca Livre
O projeto Biblioteca Livre conta com uma estante no saguão do câmpus, onde são disponibilizados vários exemplares de livros de diferentes gêneros, que contemplam as áreas dos cursos de licenciatura de Letras, Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Os livros da Estante de Leitura Livre são repostos semanalmente e os estudantes podem levá-los para casa ou ler nos intervalos das aulas. A profa. Maria Aurora conta que a proposta foi bem aceita pelos estudantes, que fazem uso frequente da estante.
Outra ação do projeto é o Corredor Poético e as Colunas Poéticas, que consiste na disponibilização de poemas de diferentes autores nacionais nas pilastras do corredor de entrada do câmpus, como forma de aproximar o texto poético dos discentes.
O projeto Biblioteca Livre e todas as ações a ele vinculadas estão sob a coordenação da bibliotecária Fernanda Castro; da professora Maria Aurora, coordenadora setorial do curso de Letras; do técnico de TI Cleuler Cruvinel. Auxiliam no desenvolvimento das ações as bolsistas do curso de medicina veterinária Gheovana Oliveira e Anna Júlia e as discentes do curso de Letras Stéfany Carolina e Yasminn Nunes da atlética Litheratos.
Conheça mais sobre o projeto Biblioteca Livre no perfil do Câmpus Oeste no Instagram.
(Comunicação Setorial|UEG)